Medrado, Hélio Iveson PassosSannazzaro, Maria Julieta BartocciSannazzaro, Maria Julieta Bartocci2023-05-062023-05-062004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/175Esta pesquisa é um estudo teórico-metodológico sobre o Construtivismo. Nela analisase o pensamento de Piaget, Vygotsky e Paulo Freire para repensar a produção de conhecimento sistematizada na instituição de ensino superior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP. O cerco epistemológico fundamenta-se no primeiro ano do curso de medicina, realizado durante o primeiro semestre de 2000 quando a disciplina Bioquímica foi examinada. A investigação realiza um histórico sobre a criação da Faculdade de Medicina de Sorocaba, situando o contexto de instituição da Bioquímica como ciência e a atual situação do seu conteúdo curricular nessa universidade. Aliam-se, às hipóteses de trabalho, as variáveis que definem o perfil de maturidade dos alunos e suas situações socioeconômicas e culturais. Além disso, discute-se a natureza, a origem e os limites do conhecimento humano. São examinadas as teorias Inatistas e Empiristas, destacando o Construtivismo durante a discussão sobre o paradigma Ensino-Aprendizagem, valorizando a docência em instituição de ensino superior. O trabalho prático fundamenta-se nas teorias construtivistas de Piaget e Vygotsky, mas com a presença marcante do pensamento de Paulo Freire. O tema bioquímico, trazido sob a forma de caso clínico, marcou o desenrolar da atividade prática, diferenciando o paradigma construtivista de aula, daquele que se pauta na exposição e transferência de conhecimentos. A estratégia encontrada para registrar a opinião dos alunos foi a aplicação de questionários, permitindo mapear aqueles/aquelas que demonstrassem interesses por uma ou por outra metodologia de ensino em sala de aula.This search is a teoric-methodologic study about Constructivism. I analyze the ideas of Piaget,Vygotsky and Paulo Freire, to re-think the systematic knowledge production applied at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP. The study was centered on the Medical School first year term and was made during the first semester of 2000, when we examined Biochemistry course. The search presents a historical background on the foundation of the Sorocaba Medical School, presenting Biochesmistry as a science and its actual curricular content in the School. To the work hypothesis, we link the variables, wich define the student’s maturity as well as the respective social, economic and cultural background of each. On a second stage, I discuss the nature, origin and limits of human knowledge highlighting the Constructivism during the discussion of the “teaching-learning” paradigm, valuing the teaching function in the University. The practical work is based on the constructivist theories of Piaget and Vygotsky but also with a heavy influence of Paulo Freire’s thoughts. The biochemistry theme, brought in as clinic case, determined the class’ practical work, highlighting the difference between the Constructivism paradigm of class, from the one based on simple presentation and transfer of knowledge. The strategy to find the student’s opinions was that of questionnaire application, allowing the mapping of those showing interests for one of the two methodologies.Construtivismo (Educação)Ensino superiorMétodos de ensinoMudança de estratégia: uma experiência construtivista na Faculdade de Medicina de SorocabaDissertação