Nogueira, Eliete JussaraSilva, Cassia Maria HilknerSilva, Cassia Maria Hilkner2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/280Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os significados de velhice e envelhecimento para alunos de enfermagem, usando a perspectiva teórica de curso de vida para reflexão. Perspectiva esta que proporciona mudanças de paradigma no processo de envelhecimento paralelamente ao processo de desenvolvimento. A enfermeira realiza o atendimento do paciente de acordo com a avaliação das queixas, dos sinais e sintomas e do exame físico: diagnóstico de enfermagem. Entretanto essa avaliação pode sofrer influências da percepção pessoal do profissional de enfermagem, o que pensa sobre determinados contextos, os mitos e ou preconceitos que se tem. Essas interpretações podem resultar em posturas inadequadas. Investigar e refletir sobre mitos e crenças que possam levar a discriminação é papel da educação. A pesquisa foi realizada com 133 alunos dos quatro anos do curso de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Centro de Ciências Médicas e Biológicas, utilizando um questionário com duas perguntas para a coleta dos dados. As respostas dos alunos sobre o ‘significado de envelhecimento’ foram relacionadas em três categorias: sabedoria, mudanças físicas e psicológicas e fase natural da vida. Quanto à pergunta sobre ‘o que é uma pessoa velha’, repetem-se às categorias acima e ainda estado de espírito. As respostas estão ligadas a mitos com relação à idade, positivos e negativos, com mais ênfase as perdas adquiridas na velhice.As diversas formas de interpretar a velhice e o envelhecimento estão vinculadas à cultura de cada sociedade e ao momento histórico que se vive. As crenças, costumes e significados, são construídos nas interações sociais ao longo de nossa história de vida e podem resultar em posturas e ações acerca desse processo.This study has the objective of identifying and to analyzing the meanings of the old age and aging to the nursing students, using the theoretical perspective of the course of life on reflection. This perspective provides changes in the paradigm in the aging process on parallel with the development process. The nurse performs the attendance to the patient according to the evaluation of the complaints, signs and symptoms, and the physical examination: nursing diagnosis. However, this evaluation may be influenced by the nurse’s personal perception, the nurse’s thoughts of certain contexts, myths or prejudices that everyone has. These interpretations can result in wrong attitudes. The role of the education is to investigate and to think over myths and beliefs that may lead to the discrimination. The survey was held with 133 students of the 4 years of the nursing course of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Centro de Ciências Médicas e Biológicas, by applying a questionnaire with two questions to gather the data. The answers of the study about the meaning of the aging were listed in three categories: knowledge, physical and psychological changes and natural phase of life. Concerning to the question about “what an old person is”, the same categories above are repeated and also the spirits. The answers related to the age are connected to myths, positive and negative, putting greater emphasis on the losses acquired in the aging. The different ways of interpreting the aging and old age are connected to the culture of each different society and also the historical moment. The beliefs, costumes and meanings are built in the social interactions during the history of our lives and may result in positions and actions about this process.IdososVelhiceEstudantes de enfermagemSignificado de velhice e envelhecimento para alunos de enfermagemDissertação