Reigota, MarcosPrado, Bárbara Heliodora Soares doPrado, Bárbara Heliodora Soares do2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/264Constantemente os assuntos relacionados à zona rural estão presentes nos meios de comunicação, através dos debates sobre as tecnologias de ponta para a produção agropecuária, com destaque para as sementes geneticamente modificadas e os movimentos sociais pela posse de terras. Mas a situação em que se encontram os pequenos agricultores, o uso inadequado dos agrotóxicos e a deterioração dos recursos naturais são pouco divulgados. Nesse contexto, está a escola rural ausente desses debates tão prementes às populações rurais. Afinal, não existe uma política educacional específica para a zona rural; o que vemos são escolas de modelo urbano instaladas na zona rural. A pesquisa aqui apresentada traz a discussão sobre a conservação e recuperação das matas ciliares, como uma alternativa para desenvolver a educação ambiental nas escolas rurais. No decorrer da pesquisa foram realizados quatro cursos de capacitação em educação ambiental para recuperação de matas ciliares destinados aos docentes, coordenadores(as) e diretores(as) de três escolas rurais da bacia hidrográfica do rio Capivari. A partir dos cursos foram plantadas 614 mudas de espécies nativas, em duas propriedades rurais e desenvolvidas atividades de educação ambiental voltadas à conservação e recuperação das matas ciliares. Para desenvolver as atividades propostas considerou-se o conhecimento científico acumulado sobre o tema e os fatores relacionados à cultura e às representações dos atores do processo. A pesquisa “Educação ambiental no cotidiano de escolas rurais de Itapetininga: a recuperação de matas ciliares” é uma experiência educativa, na qual a educação ambiental e as práticas pedagógicas do cotidiano mostram possibilidades de contribuição para a consolidação da educação escolar no âmbito rural.The issues related to the rural areas are constantly in the broadcast, through the debates about cutting edge agriculture technologies, in special the genetic modified seeds and the social movements for land settlement. But the situation that every small farmer is found, the wrong application of herbicides and the deterioration of the natural resources are not much published. In this context, the rural school is absent of these debates that are so compromised to the rural population. Nevertheless, there is no specific educational politic to the rural areas; but what we notice is schools of urban models settled in these rural areas. This research brings to discussion conservation and restoration of the gallery forest, as an alternative to develop environmental education into the rural schools. During this research, four capacitating courses in environmental education were accomplished for the restoration of the gallery forest, all destinated to the docents, coordinators and directors of the three rural schools of the hydrography bay of Capivari River. In the beginning of the courses, 614 seedlings of native species were planted into two rural areas and developed activities of environmental education regarding the conservation and restoration of the gallery forest. To develop the proposed activities, the accumulated scientific knowledge about the theme and the related factors to the culture and representations of the actors of the process was considered. The research “Environmental Education in everyday life in rural schools of Itapetininga: the restoration of the gallery forest” is an educative experience, in which environmental education and in everyday life pedagogic practices present possibilities of contribution to the consolidation of scholar education on the rural context.Educação ambientalMata ciliarEscolas rurais - Itapetininga (SP)Educação ambiental no cotidiano de escolas rurais de Itapetininga: a recuperação de matas ciliaresDissertação