Sanfelice, José LuísSpinelli, Daniela Renna MagistriniSpinelli, Daniela Renna Magistrini2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/286Este trabalho tomou como objeto os três instrumentos de avaliação de desempenho elaborados pelo Ministério da Educação o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional de Cursos (o extinto Provão). Exemplos paradigmáticos do monitoramento realizado pela esfera do poder central a partir das mudanças na cultura gestionária do Estado - em resposta às demandas de ordem econômica, produtiva, cultural e tecnológica -, esses instrumentos são referidos pelos gestores do sistema educacional como vetor estrategico na condução das políticas públicas para a educação. Verificamos um enorme investimento financeiro e humano em sua aplicação e constante aperfeiçoamento, bem como grandes esforços realizados para garantir sua validação social. Este trabalho, que reconhece a avaliação de monitoramento como ferramenta essencial na nova forma de gestão das políticas públicas, questiona a lógica que a ilumina propondo-se assim a fazer uma avaliação da própria avaliação. Admitimos a influência dos agentes externos (as instituições multilaterais) nas reformas da década de 90 - reformas que tentaram organizar a economia e a sociedade dos países subdesenvolvidos segundo as novas orientações do momento histórico da universalização do capitalismo. Por outro lado, não desconsideramos a opção das autoridades nacionais - cuja participação garantiu uma forma especifica assumida pela condução das reformas neoliberais na educação nacional - por um modelo de desenvolvimento a ser elaborado a partir de fora. Sob uma perspectiva analítica inscrita no materialismo histórico e dialético, esta análise procura elucidar de que maneira as características da avaliação de monitoramento contribuíram para a solidificação dos pressupostos economicistas e mercadológicos na educação, bem como para a construção de novos padrões para a exclusão educacional. Ao mesmo tempo, procura nas contradições que emergem a partir do fenômeno estudado contribuir para um debate que busque alternativas para sua superação.This work is aimed on the instruments of performance evaluation suggested by Ministério da Educação: SAEB, ENEM and Exame Nacional de Cursos, (the former Provão). Examples of evaluation models, these instruments - controlled by the federal power as an answer of State administrative culture changes - are understood, by education systems managers, as strategic orientation to conduct education public policies. The performance evaluation system implementation, as well, the necessary strength to achieve its social acceptance, required enormous human dedication and financing investments. Recognizing that these instruments became essential administrative tools, this work put in question the logic structure that gives it support, and makes an evaluation of the evaluation itself. Our study takes into consideration the external agents influence (the multilateral institutions) on the education rules reorientation - effective since the second half of the nineties -, but also understands the national authorities agreement, whose actuation defined a specific way to conduct the neoliberal educational reforms. It is also a proposal of analysis focused on how the performance evaluation characteristics contributed to invigorate economic and market postulations on education and provided new patterns for educational apartheid. At the same time, expects do offer contributions to find alternatives to overcome qualitatively performance evaluation.Avaliação educacional - BrasilReforma do ensino - BrasilEducação e Estado - BrasilA avaliação de monitoramento e a materialização das reformas educacionais de caráter neoliberal: Brasil dos anos 90Dissertação