Reigota, MarcosMachado, Carmem SilvaMachado, Carmem Silva2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/658Inspiração, conteúdo e leveza: Pina Bausch adentra o cotidiano escolar é uma pesquisa que relata o processo criativo de um percurso pedagógico, que coleciona nas/das histórias do cotidiano o trabalho da professora/artista em dança-teatro nas aulas de arte com alunos e alunas do ensino fundamental da escola Prof. Benedicto Leme Vieira Neto, situada na cidade de Salto de Pirapora (SP). A pesquisa teve como objetivo geral discutir o trabalho com dançateatro enquanto linguagem artística e estética, buscando na educação ambiental, apoio teórico e metodológico, situando o cotidiano escolar numa dimensão política na corrente pósmoderna de educação. Como objetivo específico pretendeu-se conhecer qual o pensamento em teatro e dança, adentrava a escola e como os praticantes desse cotidiano escolar eram influenciados na construção do pensamento artístico produzido nesses espaços. A partir desse cenário inicia-se o processo investigativo e de experimentação das diferentes formas de fazer/pensar arte no cotidiano escolar. O estudo do corpo e do espaço nas atividades em dança-teatro desenvolvidas no decorrer dessa pesquisa demonstra como redes de conhecimento são tecidas entre alunos e alunas e a professora artista, possibilitando maior interação entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos adquiridos e compartilhados entre eles e elas durante a pesquisa. A educação ambiental permitiu o relacionamento entre os praticantes do cotidiano escolar nas diferentes conexões e linguagens, e nos diferentes espaços/tempos, possibilitando novas formas de aprender. As práticas discursivas que estão materializadas nesse estudo, resultaram na performance Sentiver onde após oito anos de trabalho, os alunos e alunas começam a se apropriar da linguagem artística e estética em dança-teatro no cotidiano escolar.Inspiration, content and lightness: Pina Bausch enters the school routine is an article that reports the creative process of an educational course, which collects in/of the stories of the everyday work of the teacher/artist in dance-theater in art classes with male and female students of the middle school of the Prof. Benedicto Leme Vieira Neto school, located in Salto de Pirapora city (SP). The research general objective was to discuss the dance-theater work as an artistic and esthetic language, seeking in environmental education, theoretical and methodological support, placing the school routine a political dimension in the postmodern current of education. As a specific objective it was intended to know which thought in theater and dance, were addressed the school and how the practitioners of this school daily were influenced in the building of the artistic thought produced in these areas. From this scenario begins the investigative and trial process of different ways of doing/thinking in art in the school routine. The study of the body and of the space in the activities in dance-theater developed during this research demonstrates how knowledge networks are woven between male and female students and the teacher artist, enabling greater interaction between curriculum content and knowledge gained and shared between them during the research. The environmental education has allowed the relationship between the practitioners of the school routine in different connections and languages, and in different spaces/times, enabling new ways of learning. The discursive practices that are materialized in this study, resulted in performance Sentiver and after eight years of work, male and female students begin to appropriate the artistic and esthetics language in dance-theater in the school routine.Arte na educaçãoTeatro na educaçãoDança na educaçãoPrática de ensinoEducação artística (Ensino fundamental)Inspiração, conteúdo e leveza: Pina Bausch adentra o cotidiano escolarDissertação