Santos, Tarcyanie CajueiroLudugério, Geyvison SoutoLudugério, Geyvison Souto2024-09-132024-09-132023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1700https://doi.org/10.22482/dspace/276A pesquisa tem como tema a humanização das marcas e suas transformações enquanto valores simbólicos, especialmente por meio da presença de mascotes nas redes sociais. Com o crescimento da digitalização na comunicação e o destaque dado ao consumo, tem ocorrido influência na forma como as marcas se comunicam com seus consumidores. Neste estudo, analisei a evolução das mascotes de marca, que deixaram de ser coadjuvantes na publicidade tradicional para se tornarem figuras interativas e participativas na internet, ganhando vida por meio de movimentos e vozes. A pesquisa se orienta pela seguinte pergunta: “De que maneira a crescente digitalização das formas de comunicação e a predominância da lógica do consumo têm impactado a comunicação das marcas, especialmente no que se refere às suas representações antropomórficas?”. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre as transformações pelas quais a publicidade vem passando, com o advento das mídias digitais, a partir da figura dos assistentes virtuais de marcas. Além disso, defini os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender o contexto sociocultural no qual ocorreram as principais transformações na publicidade e no consumo a partir da segunda metade do século XX, destacando sua relação com a comunicação; 2) Analisar a evolução dos personagens de marca, desde mascotes estáticos até mascotes humanizados; 3) Realizar uma análise crítica, utilizando uma abordagem teórico-empírica, do advento do CB, mascote das Casas Bahia, no meio digital. Para alcançar esses objetivos, realizei uma revisão teórico-empírica, abrangendo obras de autores como Manuel Castells, Henry Jenkins, Gilles Lipovetsky, Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Guy Debord, Pierre Lévy, Lucia Santaella e Clotilde Perez. Entre os resultados obtidos, destaco o paralelo entre o avanço da publicidade e da internet. Observo como as mídias sociais muitas vezes distorcem a realidade de uma sociedade dominada pela revolução informacional, refletindo uma forma de comunicação pós-massiva. Isso também está relacionado ao surgimento de um novo tipo de consumidor, que valoriza mais os aspectos simbólicos do que a finalidade do produto. É fundamental analisar criticamente o papel das mascotes digitais na publicidade. A aparente transformação da mascote das Casas Bahia reflete a identidade desse novo consumidor, que se identifica com um estilo visual neutro, não regional e altamente simbólico e visual. Isso é um reflexo de um novo público, que participa de uma economia diferente e está cada vez mais presente no mercado digital.The research focuses on the humanization of brands and their transformations as symbolic values, especially through the presence of mascots on social media. With the rise of digitalization in communication and the emphasis on consumption, there has been an influence on how brands communicate with their consumers. In this study, I examined the evolution of brand mascots, which have transitioned from being side characters in traditional advertising to becoming interactive and participatory figures online, coming to life through movements and voices. The research is guided by the following question: "How has the increasing digitalization of communication forms and the dominance of the consumption logic impacted brand communication, especially in terms of their anthropomorphic representations?". The main aim of this study is to reflect on the changes that advertising has undergone with the advent of digital media, starting with the concept of brand virtual assistants. Additionally, I set the following specific objectives: 1) Understand the sociocultural context in which the main transformations in advertising and consumption took place, starting from the second half of the 20th century, emphasizing its relationship with communication; 2) Examine the evolution of brand characters, from static mascots to humanized mascots; 3) Conduct a critical analysis, using a theoretical-empirical approach, of the advent of CB, the mascot of Casas Bahia, in the digital realm. To achieve these objectives, I carried out a theoretical-empirical review, covering works by authors such as Manuel Castells, Henry Jenkins, Gilles Lipovetsky, Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Guy Debord, Pierre Lévy, Lucia Santaella, and Clotilde Perez. Among the findings, I emphasize the parallel between the advancement of advertising and the internet. I observe how social media often distorts the reality of a society dominated by the informational revolution, reflecting a post-massive form of communication. This is also related to the emergence of a new type of consumer, who values symbolic aspects more than the product's actual function. It is essential to critically analyze the role of digital mascots in advertising. The apparent transformation of the Casas Bahia mascot mirrors the identity of this new consumer, who identifies with a neutral, non-regional, and highly symbolic and visual style. This reflects a new audience that participates in a different economy and is increasingly present in the digital market.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPublicidadeInternet na publicidadeComunicação de massaComunicação digitalMídia socialDo baianinho ao CB: um estudo sobre a transformação da mascote das Casas BahiaDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação