Bonvino, Marco Aurélio SerafimLopes, Izadora da SilvaLopes, Izadora da SilvaQueiroz, Janaina dos Anjos C. deQueiroz, Janaina dos Anjos C. deSoares Neto , Olavo Lazaro MunhozSoares Neto , Olavo Lazaro Munhoz2024-12-262024-12-262024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1773https://doi.org/10.22482/dspace/317Introdução: A Paralisia Cerebral (PC), descrita inicialmente por William John Little, no século XIX como uma desordem do sistema motor recorrente a uma lesão encefálica primária, tem caráter crônico e mutável, gerando alterações musculoesqueléticas secundárias. A prevalência global de PC é de 1,5 a 3 por 1.000 nascidos vivos. A classificação da PC inclui as formas clínicas espástica, extrapiramidal, atáxica e mistas. Objetivo: Verificar temporalmente quais recursos auxiliares e intervenções fisioterapêuticas foram empregadas durante o treino de marcha e funcionalidade em crianças e adolescentes com PC. Metodologia: Uma revisão bibliográfica utilizando as bases de dados MEDLINE via PubMed e PEDro. Com critérios de inclusão:a) ensaios clínicos e ensaios clínicos randomizados, b) qualquer idioma e c) sem restrição quanto a data de publicação. Resultados: Dezoito estudos atenderam os critérios de elegibilidade e encontramos as seguintes intervenções: uso da toxina botulínica A (3), estimulação elétrica neuromuscular (1), treinadores de marcha (2), pedômetro (1), treinamento em esteira com e sem suspensão corporal (2), plataforma de vibração (1), estimulação transcraniana por corrente contínua (3), palmilha postural (1), treino de caminha para trás (1), fortalecimento dos músculos do tronco (1), exercícios pliométricos (1) e tecnologia robótica (1). Conclusão: A análise temporal permite identificar que a utilização de recursos auxiliares no treino de marcha e funcionalidade em crianças e adolescentes com PC evoluiu com a tecnologia acrescentando os seguintes recursos: esteiras ergométricas com ou sem suspensão corporal, treinadores de marcha, plataforma vibratória, tDCS anódica, palmilhas posturais, realidade virtual e tecnologia robótica. As intervenções fisioterapêuticas permaneceram inalteradas ressaltando a utilização de exercícios de alongamentos, fortalecimento e treino de trocas posturais.Introduction: Cerebral palsy (CP), initially described by William John Little in the 19th century as a motor system disorder resulting from primary brain injury, is chronic and changeable, generating secondary musculoskeletal changes. The global prevalence of CP is 1.5 to 3 per 1,000 live births. The classification of CP includes spastic, extrapyramidal, ataxic and mixed clinical forms. Objective: To temporally verify which auxiliary resources and physiotherapeutic interventions were used during gait and functionality training in children and adolescents with CP. Methodology: A literature review using the MEDLINE databases via PubMed and PEDro. With inclusion criteria: a) clinical trials and randomized clinical trials, b) any language and c) no restriction on publication date. Results: Eighteen studies met the eligibility criteria and we found the following interventions: use of botulinum toxin A (3), neuromuscular electrical stimulation (1), gait trainers (2), pedometer (1), treadmill training with and without body suspension (2), vibration platform (1), transcranial direct current stimulation (3), postural insole (1), backward walking training (1), trunk muscle strengthening (1), plyometric exercises (1) and robotic technology (1). Conclusion: The temporal analysis allows us to identify that the use of auxiliary resources in gait and functionality training in children and adolescents with CP has evolved with technology, adding the following resources: treadmills with or without body suspension, gait trainers, vibrating platforms, anodal tDCS, postural insoles, virtual reality and robotic technology. Physiotherapeutic interventions remained unchanged, highlighting the use of stretching and strengthening exercises and postural change training.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFisioterapia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCAnálise cronológica dos recursos auxiliares e intervenções fisioterapêuticas utilizadas durante o treinamento de marcha e funcionalidade em crianças e adolescentes com paralisia cerebral: uma revisão bibliográficaMonografia / TCCÁREAS DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR::Ciências do cuidado::Fisioterapia