Boschetti, Vania ReginaFernandes, OsíriaFernandes, Osíria2023-05-092023-05-092022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1102A imigração italiana brasileira e o contexto sócio, político e econômico do Brasil no período de 1930-1950 foram objetos de análise desta tese, visando estabelecer as correlações entre o processo de nacionalização do ensino e a adaptação dos imigrantes italianos à cultura brasileira, frente ao desejo de preservação de sua identidade a partir das escolas étnicas. As similaridades entre o Estado Novo em Portugal e no Brasil foram discutidas sob o aspecto da nacionalização em ambas as nações e que denota a visão do contexto mundial no Estado Novo brasileiro, sendo os imigrantes luso brasileiros um componente fundamental e assim, importante na construção da história brasileira. Além disso, apresenta como problemática, avaliar de que forma a relação entre as escolas étnicas e o mutualismo italiano diante de um contexto de opressão e intenso viés ideológico no Brasil, puderam contribuir com inserção do ideário italiano. Diante disto, avalia o processo de nacionalização do ensino e seus efeitos sobre as escolas étnicas italianas no referido período. Sugere que as escolas étnicas foram articuladas de forma a garantir a continuidade da identidade cultural dos imigrantes italianos, que os vênetos estabeleceram maior influência no que diz respeito à manutenção das escolas étnicas a partir das Associações de Socorro Mútuo no Brasil ou ainda que Getúlio Vargas usou a repressão às escolas étnicas como estratégia política e continuidade do poderio sobre o povo brasileiro, sob a desculpa da nacionalização da educação. Tendo como predominância a política nacionalista do governo Vargas, a pesquisa utiliza como metodologia: a) pesquisa descritiva de cunho qualitativo; b) análise documental por meio do método dialético, no que diz respeito à unificação das nações através da língua, formato de educação e a nacionalização dos italianos a partir dos registros da Escola Anita Garibaldi da cidade de Salto, no interior do estado de São Paulo; c) produção bibliográfica em obras, revistas acadêmicas e periódicos qualificados, destacando-se Maschio, Rech, Tambara, Weiduschadt, Luchese, Barausse, Malikoski, Kreutz, Belusso e Panizzolo. Considera que o Brasil não estava alheio aos acontecimentos político-ideológicos na Europa, que permeavam o mundo durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial de forma que houve movimento no sentido de disseminar as ideias fascistas no país. Ainda com as dificuldades impostas, os italianos conseguiram manter sua identidade, cultura e idioma, mesmo estando o país sob constante pressão de Getúlio Vargas quanto à nacionalização.Brazilian Italian immigration and the socio, political and economic context of Brazil in the period 1930-1950 were the objects of analysis of this thesis, aiming to establish the correlations between the process of nationalization of education and the adaptation of Italian immigrants to Brazilian culture, against the desire to preserve their identity from ethnic schools. The similarities between the Estado Novo in Portugal and Brazil were discussed from the point of view of nationalization in both nations, which denotes the view of the world context in the Brazilian Estado Novo, with Portuguese-Brazilian immigrants being a fundamental and thus important component in the construction of brazilian history. The research seeks to understand how the resistance of ethnic schools impacted the preservation of Italian identity in Brazil during the Estado Novo and the process of nationalization of Brazilian education. In addition, it presents as a problem to assess how the relationship between ethnic schools and Italian mutualism in a context of oppression and intense ideological bias in Brazil, could contribute to the insertion of Italian ideas. In view of this, it evaluates the process of nationalization of education and its effects on Italian ethnic schools in that period. It suggests that the occupation of immigrants was opportune for Brazil while fulfilling the political role of whitening race and replacing labor, being questioned during the Estado Novo about the ideological influence of these immigrants in São Paulo and other urban centers and, more later, harshly repressed after Italy's association with the Bloc against Brazil in World War II through the dissolution of ethnic schools and Mutual Aid Associations, leading them underground. Having as a predominance the nationalist policy of the Vargas government, the research uses as methodology: a) descriptive research of a qualitative nature; b) document analysis through the dialectical method, with regard to the unification of nations through language, education format and the nationalization of Italians; c) bibliographic production in works, academic journals and qualified periodicals, highlighting Maschio, Rech, Tambara, Weiduschadt, Luchese, Barausse, Malikoski, Kreutz, Belusso and Panizzolo. It considers that Brazil was not oblivious to the political-ideological events in Europe, which permeated the world during the First and Second World War, so that there was a movement towards the dissemination of fascist ideas in the country. Even with the difficulties imposed, the Italians managed to maintain their identity, culture and language, even though the country was under constant pressure from Getúlio Vargas regarding nationalization.Educação - História - 1930-1945 - BrasilImigração - Educação - ItáliaEducação e Estado - BrasilA imigração italiana brasileira e o contexto das escolas étnicas (1930-1950)Tese