Cammarano González, Jorge LuísGravina, Cláudio LúcioGravina, Cláudio Lúcio2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/311A presente dissertação inscreve-se na linha de pesquisa "Conhecimento e Cotidiano Escolar" do Programa de Mestrado da Universidade de Sorocaba, seu propósito é analisar o imaginário de docentes do ensino superior sobre o aluno vagabundo. Inicialmente procede-se uma formulação conceitual, procurando distinguir vagabundo de mendigo, pobre ou charlatão. Destaca o despojamento e a irreverência no comportamento vagabundo e os contrapõem aos valores hegemônicos contemporâneos de utilidade, produtividade e competitividade. Apresenta historicamente grupos com características análogas às da vagabundagem que se investiga, ressaltando seus legados em termos de comportamentos e valores. Alinhava uma discussão teórica sobre a investigação do imaginário nas ciências sociais e contextualiza rapidamente a relação universidade e mercado na contemporaneidade. Por fim analisa depoimentos coletados em entrevistas com doze professores de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. O referencial teórico assenta-se basicamente em Maffesoli, Jameson, Elias e Charlot.The present paper was enrolled in the research line called "Conhecimento e Cotidiano Escolar" (Scholar Knowledge and Quotidian), of the Masters Program of the University of Sorocaba. Its purpose was to analyze the imaginary of the college professors relating the lazy student, or the "vagabond student. Initially, we have proceeded with a conceptual formulation, in search of a distinction between the vagabond and the beggar, the poor or the bum. Subsequently, we pointed out the carefree qualities observed in the vagabond's behavior, characteristics that antagonize with the contemporary hegemonic values of utility, productivity and competitiveness. Moreover, we have presented, historically, groups with characteristics similar to those of the vagabonds. We investigated these groups, indicating their legacies in terms of behaviors and values. Additionally, we carried out a theoretical discussion about the investigation of the imaginary in the social sciences and placed into context the relationship between university and market at the present time. Finally, we have analyzed testimonies, collected through interviews conducted with twelve professors of a university located in the countryside of São Paulo. The theory and bibliography consulted consists mainly on works by Maffesoli, Jameson, Elias and Charlot.Estudantes universitários - AvaliaçãoEnsino superiorImaginárioVagabundosVai estudar vagabundo!: uma investigação sobre o imaginário docente a respeito do aluno vagabundo no terceiro grauDissertação