Drigo, Maria OgéciaHaddad, Aparecida MatildeHaddad, Aparecida Matilde2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/898Esta pesquisa tem como tema o infográfico na mídia impressa e é guiada pela questão: qual é o potencial comunicativo/cognitivo do infográfico? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão do potencial comunicativo e cognitivo dessa modalidade de representação visual e os objetivos específicos são os seguintes: identificar as características do infográfico no contexto do jornalismo visual; explorar as classificações de infográficos presentes na literatura específica; classificar os infográficos selecionados de acordo com as taxonomias estudadas; classificar o infográfico enquanto signo, na perspectiva peirceana; explicitar os alcances e limites do infográfico, em relação aos aspectos comunicativos e cognitivos; bem como propor uma nova taxonomia, a partir da classificação dos signos de Peirce. As estratégias metodológicas envolvem a coleta e categorização de infográficos, do ano de 2017, do jornal impresso Folha de S.Paulo e análise de uma amostra desses infográficos, aplicando estratégias de análise advindas da semiótica peirceana. A fundamentação teórica envolve também aspectos do jornalismo visual e de infográfico. Entre os resultados, destacamos que os infográficos exibidos pela Folha de S.Paulo, no ano de 2017, em sua maior parte, têm alto poder comunicativo e cognitivo, ou seja, são infográficos de terceiro nível, de acordo com a nova taxonomia proposta. Nela, o infográfico de primeiro nível é o que requer uma analogia vinculada à aparência externa do objeto. O infográfico de segundo nível prioriza relações entre partes internas do objeto contribuindo para a sua presentificação e o de terceiro nível faz o objeto emergir mediante a decodificação de regras, normas, convenções estabelecidas por um cultura ou por uma linguagem, em meio à compreensão de conceitos. Esta pesquisa é importante para a comunicação porque estuda uma modalidade de representação visual, com potencial para compor novos formatos para produtos midiáticos que propiciam à cognição. Sendo assim, é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, da área de concentração Mídias.This research has as theme the infographic in the print media and is guided by the question: what is the communicative/cognitive potential of the infographic? Thus, the general objective of the research is to contribute to the understanding of the communicative and cognitive potential of this modality of visual representation and the specific objectives are: to identify the characteristics of the infographic as a visual representation; to explore the classifications of infographics present in the specific literature; classify the infographics selected according to the taxonomies studied; classify the infographic as a sign, in the Peircean perspective; to explain the scope and limits of the infographic, in relation to the communicative and cognitive aspects; as well as to propose a new taxonomy, from the classification of the Peirce´s signs. The methodological strategies involve the collection and categorization of infographic, from the year 2017, of the Folha de S.Paulo newspaper and analysis of a sample of these infographics, applying analysis strategies derived from Peircean semiotics. The theoretical foundation also involves aspects of visual and infographic journalism. Among the results, the infographic for Folha de S.Paulo, in the year 2017, most of them have communication and cognitive power, that is, they are infographic of third level, according to a new proposed taxonomy. In it, the infographic of the first level is what requires an analogy given to the external appearance of the object. The infographic of second level of subordination between the internal parts of the object contributing to its presentation and the type of subordination to the exercise by means of a decoding of rules, norms, conventions by a language or by a language of concepts. This research is important for the communication because it studies a modality of visual representation, with potential to compose new formats for media products, that propitiate the cognition. Therefore, it is pertinent to the research line Analysis of Processes and Media Products, of the area of concentration Media.Comunicação visualJornalismoProjeto gráfico (Tipografia)Jornalismo - LinguagemAlcances e limites comunicativos e cognitivos do infográfico: estudo com o jornal Folha de S.PauloDissertação