Pimenta, Maria Alzira de AlmeidaCorrêa, Vanessa Gurgel GonzalezCorrêa, Vanessa Gurgel Gonzalez2024-09-052024-09-052023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1646https://doi.org/10.22482/dspace/252O processo de formação acadêmica, por meio da aprendizagem alicerçada no conhecimento significativo, pretende motivar o discente a refletir sobre a realidade sociocultural na qual está inserido, orientando-o à noção de ser sujeito de direito. O problema que orientou esta pesquisa em Educação, na linha da Educação Superior, foi: como o Direito pode acontecer nos cursos de graduação para promover, ou auxiliar a continuar promovendo, a partir da dimensão atitudinal propulsora da competência, a formação humanística do estudante? A análise aborda o Direito nos cursos de graduação, o conhecimento significativo, a formação humanística e o ensino por competência. O trabalho se justificou, porque, além da lacuna na literatura sobre o tema investigado, seu resultado interfere no ensino realizado na Educação Superior com a intenção de contribuir para a formação e auxiliar a perceber a ação pedagógica que acontece nos cursos de graduação. A pesquisa descritiva e exploratória, iniciada no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação - GPESTI - e realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, foi proveniente de uma abordagem qualitativa orientada por uma revisão bibliográfica e análise documental. O objetivo primário foi compreender como o Direito contribui para promover a formação humanística do estudante de graduação. Os objetivos secundários foram: identificar nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) a referência à formação humanística e a demanda por desenvolver a dimensão atitudinal e o pensamento crítico; descrever um formato para propagar o conteúdo jurídico; e desenvolver uma proposta de componente do Direito. A partir desses objetivos, foram examinados os PDI das cinco Instituições de Ensino Superior selecionadas dentre as que obtiveram, em cada região brasileira, a maior nota no Índice Geral de Cursos de 2019 e, essa análise, foi sobreposta aos apontamentos de especialistas, em Educação e em Direito, permitindo elaborar a proposta do componente jurídico como referencial de estímulo para refletir sobre a formação humanística e a dimensão atitudinal na graduação. Os preceitos desenvolvidos nesta pesquisa foram aplicados em uma proposta curricular para o ‘Projeto Vida & Carreira’ da Universidade de Sorocaba. Os resultados fortaleceram a concepção de que a práxis educacional precisa despontar seu desenvolvimento com a preocupação na formação humanística do estudante, e que devem ser previstos conhecimentos relativos à formação humana e cidadã, dentre eles, os do Direito. O estudo revelou que o acesso ao saber jurídico proporciona recursos para o exercício da cidadania, porque imprime uma conquista para a educação cidadã capaz de promover o acesso ao saber significativo essencial à formação pessoal, ética, integral e profissional do estudante de graduação. Sendo assim, a tese, aqui defendida, afirma que o conhecimento jurídico, oferecido aos estudantes de graduação, quando conciliado com a concepção de ato educativo, pode conduzir à ação de socialização base da formação humanística e da competência, segundo a Teoria do CHA: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, com ênfase no estímulo à dimensão atitudinal.The process of academic formation, through learning based on meaningful knowledge, aims to motivate the student to reflect on the sociocultural reality in which he is inserted, guiding him to the notion of being a subject of law. The problem that guided this research in Education, in the line of Higher Education, was: how can law happen in undergraduate courses to promote, or help to continue promoting, from the aitudinal dimension that propels competence, the humanistic training of the student? The analysis addresses law in undergraduate courses, significant knowledge, humanistic training and competency teaching. The work was justified because, in addition to the gap in the literature on the subject investigated, its result interferes in the teaching carried out in Higher Education with the intention of contributing to training and helping to perceive the pedagogical action that happens in undergraduate courses. The descriptive and exploratory research, initiated in the Research Group on Higher Education, Technology and Innovation and carried out with the support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, came from a qualitative approach guided by a bibliographic review and documentary analysis. The primary objective was to understand how law contributes to promoting the humanistic training of undergraduate students. The secondary objectives were: to identify in the Institutional Development Plans the reference to humanistic formation and the demand to develop the athetiudinal dimension and critical thinking; describe a format for propagating legal content; and develop a proposal for a component of law. Based on these objectives, the Institutional Development Plans of the five Higher Education Institutions selected from those that obtained, in each Brazilian region, the highest score in the General Index of Courses 2019 were examined and, this analysis, was overtaken with the appointments of specialists, in Education and Law, allowing to elaborate the proposal of the legal component as a stimulus reference to reflect on humanistic education and the atheudinal dimension in graduation. The precepts developed in this research were applied in a curricular proposal for the 'Life & Career Project' of the University of Sorocaba. The results strengthened the conception that educational praxis needs to emerge its development with concern in the humanistic formation of the student, and that knowledge related to human and citizen education should be provided, among them, those of Law. The study revealed that access to legal knowledge provides resources for the exercise of citizenship, because it impresses an achievement for citizen education capable of promoting access to meaningful knowledge essential to the personal, ethical, integral and professional training of undergraduate students. Thus, the thesis, defended here, states that the legal knowledge, offered to undergraduate students, when reconciled with the conception of an educational act, it can lead to the basic socialization action of humanistic formation and competence, according to the ‘CHA Theory’: Knowledge, Skills and Attitudes, with an emphasis on stimulating the aitudinal dimension.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsino superior - CurrículosDireitoHumanismo - EducaçãoEducação - Finalidades e objetivosO direito na graduação: contribuição para o desenvolvimento da competência e da formação humanísticaTeseCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação