Silva, Míriam Cristina CarlosGarcia, Célio Aparecido GarciaGarcia, Célio Aparecido Garcia2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/477Esta dissertação, a partir dos conceitos de comunicação, cultura, mito, signo, religiosidade, espaço sagrado e profano, media, se propôs uma análise dos textos culturais da religiosidade e o emprego do signo poético nos discursos de atualização do mito monogâmico mediado pela televisão. A relação do mitopoético com o cânone da poética, suas contradições, quando empregado na religiosidade, e a convivência entre o passado da história da comunicação – dividido em três oralidades: a fala, a escrita e o ciberespaço, segundo o professor Ollivier Dyens - da cultura, do processo de mitologização e desmitologização e o agora: marcado pelos recursos tecnológicos de comunicação empregados nas relações humanas e nos discursos de atualização dos mitos monogâmicos. E como essas convergências levaram o signo poético a um processo atualização e adaptações à atemporalidade dos rituais que assim como o processo das oralidades passou da mídia primária para as mídias secundárias e terciárias. Por fim, como individualidade característica da contemporaneidade, e os media, aliados ao signo poético, primeiridade, ainda sustenta a fantasia que, com o auxilio dos recursos tecnológicos, se mistura cada vez mais com os pilares da realidade.This dissertation proposes an analysis of the cultural texts of religiosity and the use of poetic sign in speeches of modernization myth of the origin mediated by television from the concepts of communication, culture, myth, sign, religiosity, sacred and profane space and the media. The essential part of this study predicts the relation between the poetic myth and the canon of poetics, their contradictions when it is used in the religiosity and in the close and simultaneous existence between the past of the history of communication, divided in three oralities: the speech, the writing and the cyberspace according to Ollivier Dyens besides the culture, the process of mythologizing and de-mythologizing and the present moment which has been marked by technological resources of communication that are applied to the human relations and to the speeches of modernization of monogamous myths. We have discussed how these convergences took the poetic sign to a process of modernization and adaptation in relation to the timeleness of the rituals in the same way that the process of oralities changed from the primary media to the secondary and tertiary ones. Finally, as characteristic of contemporary individuality and the media, combined with poetic sign, first, still maintains the fantasy that with the help of technological resources, is increasingly blend with the pillars of reality.ComunicaçãoSinais e símbolosMitoReligiosidadeO Éden invertido: o poético nos discursos de atualização do mito mediado pela televisãoDissertação