Oliveira, Édison Trombeta deSilva, Maria Julia Aranha eSilva, Maria Julia Aranha e2024-04-172024-04-172023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1377https://doi.org/10.22482/dspace/145Em vista da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo da Arte é dividido em quatro linguagens específicas, sendo elas; Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. É exposto pelo documento a necessidade de desenvolver as habilidades propostas de acordo com os objetivos do conhecimento, além de trabalhar a reflexão (crítica, imaginativa e sensível) e autonomia dos alunos, embasadas nas próprias experiências pessoais de contato com a arte. Não obstante, no ensino de arte dentro de escolas, principalmente estaduais ou municipais, a leitura de imagens ainda é ignorada, junto aos objetos de arte presentes no consumo midiático dos alunos; que sem um respaldo sobre como operar no mar de informações visuais para reconhecer as origens e motivações do mundo artístico, deixam de aliar o processo da autossuficiência ao acúmulo de conhecimento teórico e imagético, proveitoso não só para o estudo das Artes Visuais como outras áreas de conhecimento. Em vista dessa concepção, a abordagem triangular se apresenta como um dos possíveis modos de facilitar o aprendizado. Assim, no presente trabalho foi dedicado um estudo em Artes Visuais, a partir de uma releitura da Abordagem Triangular e investigação da correlação entre consumo midiático e aprendizado pela leitura de imagens, por meio do preparo dos alunos para um olhar artístico crítico.In view of the BNCC (National Common Curricular Base), the study of Art is divided into four specific languages, namely; Visual Arts, Dance, Music and Theater. The document exposes the need to develop the proposed skills according to the objects of knowledge, in addition to working on reflection (critical, imaginative and sensitive) and student autonomy, based on their own personal experiences of contact with art. However, in art teaching within schools, mainly state or municipal, the reading of images is still ignored, along with the art objects present in students' media consumption; that without support on how to operate in the sea of information obtained to recognize the origins and motivations of the artistic world, they fail to combine the process of self-sufficiency with the accumulation of theoretical and imagery knowledge, useful not only for the study of Visual Arts but also other areas of knowledge . In view of this conception, the triangular approach presents itself as one of the possible ways to facilitate learning. Thus, this work was dedicated to a study in Visual Arts, based on a reinterpretation of the Triangular Approach and investigation of the correlation between media consumption and learning through reading images, through preparing students for a critical artistic perspective.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilArtes Visuais - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCArte contemporânea no aprendizado de adolescentesMonografia / TCC