Nista-Piccolo, Vilma LeníBaptista, Karen ReginaBaptista, Karen Regina2024-08-092024-08-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1604Este estudo tem como foco interpretar as práticas docentes por uma análise do ensino da Matemática sob o olhar da Teoria das Inteligências Múltiplas, proposto por Howard Gardner. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo. Tem como base a literatura recente sobre o processo de ensino e aprendizagem, sobre os princípios teóricos acerca das inteligências com ênfase na inteligência lógico-matemática, além dos estudos sobre o ensino da Matemática como área de conhecimento. Foi realizada em uma escola estadual na cidade de Boituva/SP e contou com a participação de seis professores que lecionaram essa disciplina para o 1.o ano do Ensino Médio em 2019. Foram usadas as técnicas de observações das aulas e entrevistas semiestruturadas com os professores participantes. Apoiando-se na Análise de Conteúdo, de Bardin, os dados coletados foram coligidos em relatórios das observações e transcrições das entrevistas. Em seguida houve uma redução, elencando as unidades de registro, agrupadas posteriormente em unidades de contexto, com as quais foram geradas duas categorias: - práticas de ensino e as questões de interação interpessoal nas aulas de Matemática; - entendimentos pedagógicos da Teoria das Inteligências Múltiplas. Ao analisar essas unidades, foi possível: - explicitar quais as concepções dos professores de Matemática em relação ao processo ensino/aprendizagem desta ciência; - verificar como os professores ensinam os conteúdos da Matemática; - averiguar quais caminhos percorrem, observando se aplicam sempre as mesmas rotas de aprendizagem; identificar se os procedimentos adotados se aproximam dos princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas; - interpretar as concepções de inteligência que os professores apresentam em seus discursos e ações durante as aulas. As reflexões serviram para compreender a influência da formação do professor em sua atuação pedagógica, o estado de conservadorismo em sua prática diante de novos métodos de ensino e, por conseguinte, suas resistências quanto às possíveis mudanças. Há, nesse sentido, necessidade de aperfeiçoamento que complemente a prática do professor para que ele encontre diferentes caminhos de ensinar, usando estratégias que possam estimular os potenciais de inteligência dos seus alunos, ao decorrer das aulas de Matemática. Na busca da superação de práticas reprodutivista através da elaboração e da aplicação de situações-problema, o professor poderá proporcionar meios que facilitem a aprendizagem do aluno e favoreçam o amadurecimento da sua cognição e, consequentemente, do seu raciocínio.This study focuses on interpreting teaching practices through an analysis of the teaching of mathematics from the perspective of the Theory of Multiple Intelligences, proposed by Howard Gardner. The research has a qualitative nature, characterized as a descriptive study. It is based on recent literature on the teaching and learning process, on theoretical principles about intelligences with an emphasis on logicalmathematical intelligence, in addition to studies on the teaching of mathematics as an area of knowledge. It was conducted at a state school in the city of Boituva / SP and it had the participation of six teachers who taught this discipline for the 1st year of High School in 2019. Class observation techniques and partly-structured interviews with participant teachers were used. Based on Bardin's Content Analysis, the data collected were gathered in reports of the observations and transcripts of the interviews. Then there was a reduction, listing the registration units, grouped later in context units, which two categories were generated from them- teaching practices and interpersonal interaction in mathematics classes; - pedagogical comprehension of the Theory of Multiple Intelligences. Analyzing these units, it was possible: to explain what the conceptions of Mathematics teachers are in relation to the teaching / learning process of this science; to verify how teachers teach the contents of Mathematics; to ascertain which paths they take, observing if they always applied the same process of learning; to identify if the procedures adopted are close to the principles of the Theory of Multiple Intelligences; to interpret the concepts of intelligence that teachers present in their speeches and actions during classes. The reflections were used to understand the influence of teacher qualification in their pedagogical performance, the state of conservatism in their practice when faced with new teaching methods and, therefore, their resistance to possible changes. In this sense, there is a need for improvement that complements the teacher's practice so that he can find different ways of teaching, using strategies that can stimulate the intelligence potentials of his students, during Mathematics classes. In the pursuit of overcoming reproductive practices through the elaboration and application of problem situations, the teacher will be able to provide means to ease the student's learning and favor the maturation of his cognition and, consequently, of his reasoning.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMatemática – Estudo e ensinoInteligências múltiplasAprendizagemPrática de ensinoO ensino da matemática sob o olhar da teoria das inteligências múltiplasDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação