Drigo, Maria OgéciaMartins, Bruno Antonio da SilvaMartins, Bruno Antonio da Silva2024-09-172024-09-172023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1713https://doi.org/10.22482/dspace/284A presente pesquisa tem como tema o processo de criação em publicidade e é guiada pela hipótese de que este processo compartilha especificidades com o processo de criação da ciência e da arte. Com o objetivo geral de compreender o processo de criação em publicidade e os específicos de explicitar aproximações entre ciência e arte, com foco no processo de criação; mostrar como crenças sobre a velhice e o envelhecimento se apresentam na produção publicitária; tratar a publicidade como um sistema de signos, na perspectiva da semiótica peirceana, e destacar facetas do processo de criação em publicidade, aplicam-se estratégias advindas da semiótica peirceana para análise de peças publicitárias que envolvem representações de idosos, de uma amostra de interesse composta por cinco peças publicitárias recentes. Tais análises são permeadas por ideias de profissionais envolvidos no processo de criação dessas peças, coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas. As reflexões sobre o processo de criação, na ciência e na arte, fundamentam-se em ideias de cientistas e artistas, como consta em literatura específica sobre processo de criação – Moles, Valéry, Morin e Ostrower, entre outros –; em seguida, em ideias de criativos, coletadas nas entrevistas, sendo que os vínculos do processo de criação com a cognição são efetivados com ideias peirceanas sobre os tipos de raciocínio. Entre os resultados, destacamos que os processos de criação na ciência e na arte, bem como na publicidade, em geral, envolvem a busca e a elaboração de procedimentos e técnicas que dependem de materiais existentes; os momentos de criação são conscientes e concentram comparações, conjeturas, hipóteses, ou seja, envolvem o raciocínio abdutivo; dependem do meio cultural dos artistas, cientistas e criativos, e não são processos levados adiante individualmente, pois ambos requerem comunidades tanto para a criação como para a validação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisa pertinente à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos e relevante pedagogicamente, pois traz contribuições para a compreensão do processo de criação e da criatividade como uma faceta da cognição e, socialmente, pois dá subsídios para os criativos redimensionarem a sua prática relativa ao processo de criação em publicidade, atrelando o original à possibilidade de transformações de crenças e hábitos cristalizados no meio social.This research has as its theme the creative process in advertising and is guided by the hypothesis that this process shares specificities with the creative process of science and art. With the general objective of understanding the creative process in advertising and the specific ones of explaining the approximations between science and art, focusing on the creative process; showing how beliefs about old age and aging are presented in advertising production; treating advertising as a system of signs, from the perspective of Peircean semiotics and highlighting facets of the creative process in advertising, strategies derived from Peircean semiotics are applied to analyze advertising pieces that involve representations of the elderly, of a sample of interest composed of five recent advertisements. These analyses are permeated by the ideas of professionals involved in the creation process of these pieces, collected through semi-structured interviews. Reflections on the creation process, in science and art, are based on ideas from scientists and artists, as stated in specific literature on the creation process – Moles, Valéry, Morin e Ostrower, entre outros –, then, from creative’s ideas, collected in interviews, and the links of the creation process with cognition are effected with Peircean theories about the types of reasoning. Among the results, we highlight that the creation processes, in science and art, as well as in advertising, in general, involve the search and elaboration of procedures and techniques that depend on existing material; the moments of creation are conscious and concentrate comparisons, conjectures, hypotheses, that is, its involve abductive reasoning; its depend on the cultural milieu of the artists, scientists and creatives, and are not processes carried out individually, because both require communities for the creation as well as for the validation of the results obtained. This research is pertinent to the area of concentration in media and the line of research in Analysis of media processes and products, and is pedagogically relevant, because it brings contributions to the understanding of the creation process and creativity as a facet of cognition and, socially, because it gives subsidies for creatives to resize their practice on the process of creation in advertising, linking the original to the possibility of transforming beliefs and habits crystallized in the social environment.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPropagandaMidia (Publicidade) - PlanejamentoCampanhas publicitáriasCriação (Literária, artística, etc.)Idosos - ComunicaçãoPensamento criativoO processo de criação na publicidade: perspectivas de criativos em focoTeseCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação