Nogueira, Eliete JussaraCasagrande, Gabriel ErradorCasagrande, Gabriel Errador2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/929Uma das características desse mundo contemporâneo é o questionamento de tudo e todos a todo momento, de incertezas em que valores, ideias até então aceitas na modernidade, hoje são colocadas em dúvida. Considerando a pesquisa, um recorte dentro da grandeza do conhecimento, esta dissertação delimita como estudo, a educação centralizada do Estado e argumentos contrários a essa prática. Estabelece como problema de investigação como os pensamentos de autores anarquistas podem questionar como a escola/educação pode exercer a liberdade do ensino, frente ao poder institucional. Para tanto realiza um estudo teórico, na perspectiva anarquista, na tentativa de confrontar e questionar a educação compulsória inerente nos sistemas centralizadores. Os resultados deste estudo apontam que ligada ao militarismo e desejos de ordem e conquista por parte das elites, o ensino e a educação centralizadores trazem consequências que não condizem com seus ideais proclamados em discursos daqueles que os impõe. As mediações no cotidiano escolar, ainda buscam o desenvolvimento da ética inerente as relações interpessoais humanas dentro e fora de sistemas centralizados. É importante destacar que este estudo teórico não visa determinar um ponto final na discussão acerca do tema tratado, mas agregar mais perspectivas e promover o interesse pela busca ao conhecimento de si e do outro.One of the characteristics of this contemporary world is the questioning of everything and everyone at all times, of uncertainties in which values, ideas hitherto accepted in modernity, are now doubted. Considering the research, a cut within the greatness of knowledge, this dissertation delimits as a study, centralized education of the State and arguments against this practice. It establishes as a problem of investigation how the thoughts of anarchist authors can question how the school / education can exercise the freedom of the teaching, in front of the institutional power. In order to do so, it carries out a theoretical study, in the anarchist perspective, in the attempt to confront and question the centralizing education inherent in the centralizing systems. The results of this study indicate that, linked to militarism and desires for order and conquest by the elites, compulsory education and education have consequences that do not match their ideals proclaimed in the speeches of those who impose them. The mediations in the daily school, still seek the development of the ethics inherent in human interpersonal relationships inside and outside centralized systems. It is important to emphasize that this theoretical study does not aim to determine an end point in the discussion about the topic, but to add more perspectives and promote interest in the search for knowledge of oneself and the other.Educação - FilosofiaAnarquismo - BrasilEducação e Estado - BrasilEnsino obrigatorioPrática de ensinoUm olhar anarquista sobre a educação compulsóriaDissertação