Martinez, MonicaSantos, Juliana Fernandes BesseSantos, Juliana Fernandes Besse2024-06-052024-06-062024-06-052024-06-062022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1475Essa pesquisa tem como objetivo comparar as biografias de duas atrizes brasileiras, Fernanda Montenegro (2019) e Rogéria (PASCHOAL, 2016). Por meio da comparação das duas obras biográficas, pretendemos analisar a perspectiva de uma obra sobre uma atriz brasileira cisgênero e uma atriz brasileira travesti. Do ponto de vista teórico sobre Jornalismo Literário, fundamentamos a pesquisa principalmente na proposta de Wolfe (2005), incluindo os estudos sobre biografias lineares de Sérgio Vilas-Boas (2014) e fractais de Felipe Penna (2004). Este trabalho emprega a análise de conteúdo na abordagem de Bardin (2015). Os achados sugerem que a escrita de obras biográficas sobre atrizes (cisgênero e trans) pode ser de grande valia para podermos conhecer melhor a participação das mulheres na construção do teatro brasileiro. E que existem muitas formas de escrever uma biografia e cada uma tem o seu mérito. Contudo, do ponto de vista narrativo, nota-se que o resultado pode depender menos do gênero da biografada e mais da estratégia adotada pelo (a) autor (a), bem como do conhecimento e treino no uso das abordagens estéticas sugeridas por Wolfe, a saber construção cena a cena; diálogos; ponto de vista e símbolo de status de vida. Em ambos os casos analisados, por exemplo, não houve o uso da construção cena a cena, o que poderia ter aumentado a experiência imersiva na leitura das obras se empregado.This research aims to compare the biographies of two Brazilian actresses, Fernanda Montenegro (2019) and Rogéria (PASCHOAL, 2016). Through the comparison of the two biographical works, we intend to analyze the perspective of a work about a cisgender Brazilian actress and another about a transvestite Brazilian actress. From the theoretical point of view on Literary Journalism, we base the research mainly on Wolfe’s proposal (2005), including the studies on linear biographies by Sérgio Vilas-Boas (2014) and fractals by Felipe Penna (2004). This paper employs content analysis in Bardin’s approach (2015). The findings suggest that writing biographical works about actresses (cisgender and trans) can be of great value so that we can better understand the participation of women in the construction of Brazilian theater. And that there are many ways to write a biography and each one has its merit. However, from the narrative perspective, the result may depend less on the gender of the biographer and more on the strategy adopted by the author, as well as the knowledge and training in the use of the aesthetic approaches suggested by Wolfe, namely scene by scene construction; dialogues; point of view and life status symbol. In both of the analyzed cases, for example, there was no use of scene-by-scene construction, which could have increased the immersive experience in reading the works, if employed.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilJornalismo literárioBiografiasTeatroGêneroMulheresBiografias de atrizes brasileiras: estudo comparativo dos casos de Fernanda Montenegro e de RogériaDissertação