Silva, Míriam Cristina CarlosSouza, Gisele Cristina Gabriel deSouza, Gisele Cristina Gabriel de2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/889Esta dissertação tem como objeto de estudo inicial a comunicação pública realizada na cidade de Sorocaba (SP), por meio das campanhas e matérias jornalísticas sobre o Programa Município VerdeAzul (PMVA). Em 2016, o município conquistou o 7º lugar no ranking do Programa. Este certificado aponta para uma cidade com práticas sustentáveis e preocupada com a educação e a preservação ambiental. Nesse sentido, interessa-nos investigar as práticas comunicacionais públicas desenvolvidas na cidade, no que tange às questões ambientais. Nessa perspectiva, as contribuições de autores como Brandão (2007), Duarte (2007), Koçouski (2012), Mainieri; Ribeiro (2011), Matos (2006) e Zémor (2005) tornam-se fundamentais para compreendermos os conceitos de comunicação pública. Sobre a importância da educação ambiental, autores como Adão (2005), Reigota (2017) e Sauvé (2005) são essenciais para fundamentação do tema. A metodologia proposta para este estudo envolve pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e análise de narrativas. Nosso percurso se organiza em três capítulos: no primeiro, referencial teórico; no segundo, análise das campanhas e matérias jornalísticas referentes ao PMVA; e no terceiro, análise do papel da poesia na sociedade, entendendo-a como uma possibilidade comunicativa mobilizadora dos sentidos. Para tanto, teremos o aporte teórico de Míriam Cristina Carlos Silva; Vilém Flusser; Florence Dravet e a contribuição do pensamento complexo de Edgar Morin. Os dados coletados apontaram que a implementação do Programa Município VerdeAzul na cidade, bem como o título de cidade educadora, servem para direcionar a agenda pública do município, no que diz respeito a ações educativas, a fim de informar a população sobre problemas ambientais, bem como sobre a existência e as funções de um debate público. Apesar de existirem algumas lacunas, Sorocaba se utiliza de elementos da Comunicação Pública, com base nos textos analisados, como uma comunicação informativa, com diferentes atores da sociedade, seja para informar sobre a gestão pública, prestar contas, ou informar sobre debates públicos. Nas campanhas e matérias jornalísticas analisadas, procuramos identificar também a existência de narrativas. Porém, apesar de algumas matérias conterem elementos narrativos, tanto as campanhas quanto as matérias são classificadas como informativas. Como possibilidade de pesquisas futuras, defendemos uma abordagem pelo sensível, pelo poético, que possui a capacidade de comunicar e transformar a maneira como percebemos o mundo ao nosso redor.This dissertation has as initial object the study of the public communication carried out in the city of Sorocaba (SP), through campaigns and journalistic materials about the GreenBlue City Program (GBCP). In 2016, the municipality won the 7th place in the ranking of the Program. This certificate points to a city with sustainable practices and concern with education and environmental preservation. In this sense, interested us investigating the public communication practices developed in the city, with regard to environmental issues. In this perspective, the contributions of authors as Brandao (2007), Duarte (2007), Koçouski (2012), Mainieri; Ribeiro (2011), Matos (2006) and Zémor (2005) are fundamental for understanding the concepts of public communication. About the importance of environmental education, authors as Adão (2005), Reigota (2017) and Sauvé (2005) are essential to the theme. The methodology proposed for this study involves bibliographic research, content analysis and narrative analysis. Our course is organized in three chapters: in the first, theoretical reference; in the second one, analysis of the news and campaigns about GBCP; and in the third, analysis of the role of poetry in society, understanding it as a communicative possibility that mobilizes the senses. For that, we will have the theoretical contribution of Miriam Cristina Carlos Silva; Vilém Flusser; Florence Dravet and the contribution of Edgar Morin's complex thinking. The collected data demonstrated out that the implementation of the GreenBlue City Program in the city, as well the title of educator city, serves to direct the public agenda of the city, with respect to educational actions, in order to inform the population about environmental problems, as well as on the existence and functions of a public debate. Although there are some gaps, Sorocaba uses elements of Public Communication, based on the texts analyzed, as an informative communication, with different actors of society, either to report on public management, or to report about public debates. In the analyzed campaigns and news, we also try to identify the existence of narratives. However, although some stories contain narrative elements, both the campaigns and the news are classified as informative. As a possibility for future research, we defendes an approach to the sensitive, to the poetic, that has the ability to communicate and transform the way we perceive the world around us.Comunicação na administração pública - Sorocaba (SP)Meio ambiente - Sorocaba (SP)Educação ambiental - Sorocaba (SP)Comunicação de massa e meio ambiente - Sorocaba (SP)Narrativas ambientais: reflexões a partir da comunicação pública sobre o Programa Município VerdeAzul em SorocabaDissertação