Goergen, PedroNunes, Clenilda TorresNunes, Clenilda Torres2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/762Esta pesquisa visa contribuir para o fomento de políticas públicas e discussões, mais atuais, direcionadas à formação inicial e continuada dos professores da educação infantil, atratividade da carreira docente, valorização do magistério. O presente trabalho refere-se à motivação para a formação dos professores da educação infantil. Postulamos que, diante do cenário das politicas educacionais de manutenção da formação inicial de professores da educação básica, no ensino médio e em distintas instituições de educação superior no país, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº. 9.394/1996, a formação, em nível superior, do professor da educação infantil, bem como a valorização e atratividade do magistério, além da qualidade e atenção especial às especificidades da educação infantil, superando a racionalidade pragmático-instrumental que prevalece na maioria dos cursos oferecidos até os dias atuais, necessitam de políticas nacionais que priorizem o investimento em formação inicial e continuada, planos de carreira, condições de trabalho, salários. Para investigar esta temática, realizamos uma pesquisa de campo em 22 unidades escolares que atendem à faixa etária de três anos de idade – creche III – localizadas na região norte de Sorocaba. Nessa investigação, utilizamos como instrumento de pesquisa questionários. As categorias de análise foram sendo construídas conforme os agrupamentos dos dados obtidos. Foram eleitas as questões mais relevantes para investigação com os seguintes temas: as motivações que impulsionaram os docentes a escolherem a formação em Pedagogia ou Normal Superior e as motivações proporcionadas pelo curso para os mesmos optarem pela educação infantil, como seu campo de atividade profissional. Em linhas gerais, os dados revelam que as motivações para formação no curso de Pedagogia dos professores pesquisados estão relacionadas a motivações intrínsecas e extrínsecas. Motivações intrínsecas de autorrealização, gostar de trabalhar com crianças e poder contribuir para o seu desenvolvimento; as de ordem extrínseca pela tradição familiar ligada ao exercício da docência, experiências com professores, cumprir exigências burocráticas e o valor da mensalidade.This research aims to contribute to the promotion of public policies and current discussions aimed at continuing training and teachers of early childhood education, attractiveness of the teaching career, appreciation of the magisterium. The object of this work refers to the motivation for the training of early childhood education teachers. We postulate that, in the face of the political scenario of initial training education of basic education teachers, in high school and in different institutions of higher education in the country, as recommends the Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/1996, training, higher level teacher of early childhood educations, as well as the value and attractiveness of the teaching profession, as well as the quality and special attention to the specificities of early childhood education, overcoming the pragmatic-instrumental rationality that prevails in most of the courses offered nowadays, require national policies that prioritize investment in continuing education, career plans, working conditions, wages, etc. To investigate this, we performed a field survey in 22 schools that attend the age of three years old – daycare III – located in the north region of Sorocaba. In this survey, questionnaires were used as instrument f survey. The categories of analysis were being built according to the groupings of data obtained. We elected the most relevant issues for investigation with the following themes: the motivations that drove the teachers to choose training in pedagogy or higher education and the reasons offered by the course to make them choose early childhood education as their field of professional activity. In general, the data reveals that motivations to formation on Pedagogy school are related to intrinsic and extrinsic reasons. Intrinsic motivations of self-realization, of liking to work with children and to contribute with their development; And extrinsic by the familiar tradition linked to the teaching exercise, experience with teachers, satisfy bureaucratic demands and monthly payment value.Professores - FormaçãoProfessores de educação pré-escolar - Formação - Sorocaba (SP)Educação de crianças - Sorocaba (SP)Ensino superiorMotivação e formação de professores da educação infantil em SorocabaDissertação