Profeta, Rogério AugustoFerreira, Marcelo De SantisFerreira, Marcelo De Santis2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/949A imagem da situação atual dos empreendimentos brasileiros demonstra que a economia nacional se encontra ainda em estágio inicial de desenvolvimento no que concerne à sua capacidade de gerar empreendimentos inovadores. As condições socioeconômicas, nas quais os indivíduos exercem seu potencial empreendedor, ainda representam fator limitante para o pleno exercício de sua capacidade inovadora. Portanto, o aprendizado como valor central no desempenho produtivo encontra-se modestamente difundido pela população empreendedora. Desta forma o presente trabalho procurou expor os principais conceitos de inovação, empreendedorismo, perfil empreendedor e educação empreendedora. Com base nesta contextualização buscou-se entender a realidade do que está sendo feito como educação empreendedora dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) da Cidade de Sorocaba e Votorantim. O resultado apresentado foi que a maioria das instituições apenas formam os alunos para trabalharem em empresas já existentes, em profissões que provavelmente não existirão em pouco tempo, não sendo diferente do que acontece na grande maioria do país. São cursos que quando proporcionam algo de empreendedorismo, se apresentam apenas em disciplinas isoladas de um único semestre, em sua grande maioria. Foi feito também uma análise para se saber quais áreas de conhecimento apresentam resultados mais intensos da aplicação de disciplinas de empreendedorismo. Cabendo assim uma reflexão diante dos principais tomadores de decisão dentro das IES e do poder público de incentivar que haja não só mais disciplinas relacionadas a empreendedorismo, nos mais diversos cursos, como também transformá-la interdisciplinar, abrangendo assim todo o curso e não apenas mais um único semestre.The image of the current situation of Brazilian enterprises shows that the national economy is still at an early stage of development in terms of its ability to generate innovative entrepreneurship. The socioeconomic conditions, in which individuals exert their entrepreneurial potential, still represent a limiting factor for the full exercise of their innovative capacity. Therefore, learning as a central value in productive performance is modestly diffused by the entrepreneurial population. In this way the present work sought to expose the main concepts of innovation, entrepreneurship, entrepreneurial profile and entrepreneurial education. Based on this contextualization we sought to understand the reality of what is being done as entrepreneurship education within the Higher Education Institutions (HEI) of the city of Sorocaba and Votorantim. The result was that most institutions only train students to work in existing companies, in professions that probably will not exist in a short time, being no different from what happens in the great majority of the country. They are courses that when they offer something of entrepreneurship, present themselves only in isolated disciplines of a single semester, the great majority. An analysis was also made to know which areas of knowledge present the most intense results of the application of entrepreneurship disciplines. It is therefore necessary to reflect before the main decision-makers within the HEI and the public power to encourage not only more disciplines related to entrepreneurship in the most diverse courses, but also to transform it into an interdisciplinary one, encompassing the whole course and not just more a single semester.EmpreendedorismoEmpreendedorismo - Estudo e ensinoEnsino superiorInovações tecnológicasMapeamento do desenvolvimento de disciplinas de empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Sorocaba e VotorantimDissertação