Oliveira, Édison Trombeta deRosa, Ana Claudia MartinsRosa, Ana Claudia Martins2024-09-062024-09-062024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1650https://doi.org/10.22482/dspace/254Esta dissertação de mestrado tem como foco o espaço físico e as ações educacionais da biblioteca universitária como locus de ensino. A intenção é analisar o espaço físico da biblioteca universitária na perspectiva do novo paradigma da biblioteca física como espaço ativo de aprendizagem e suas funções multivariadas sob a perspectiva do bibliotecário. A pesquisa é baseada em revisão bibliográfica, livros, artigos científicos, teses e dissertações, além de entrevista com bibliotecários de instituições de ensino superior de Sorocaba-SP. A pergunta norteadora é: Que espaços e profissionais são necessários para que a biblioteca universitária seja dedicada à convivência e à troca de experiências para a comunidade local? Com as mudanças significativas nos últimos anos, observa-se que a biblioteca universitária é muito mais que emprestar livros. Elas funcionam como um espaço de lazer e entretenimento, promovendo ações culturais, eventos, networking e coworking, sendo consideradas espaços de convivência e de troca de experiências pela comunidade local. Assim, é necessário refletir se esses espaços e profissionais estão preparados para este novo momento. Como justificativa,acredita-se que a biblioteca universitária possa contribuir para a inserção do aluno no mercado de trabalho, visto que pode ajudar a desenvolver competências relevantes a a fim de auxiliá-lo a entrar e manterse no mercado de trabalho. Para esta pesquisa foram utilizados autores das áreas de biblioteconomia e de educação escolar com foco no ensino superior.This master's dissertation focuses on the physical space and educational actions of the university library as a locus of teaching. The aim is to analyse the physical space of the university library from the perspective of the new paradigm of thephysical library as an active-learning space and its multivariate functions from the librarian's perspective. The research is based on bibliographic reviews, books, scientific articles, theses and dissertations, as well as interviews with librarians from higher education institutions in Sorocaba-SP. The guiding question is: What spaces and professionals are needed for the university library to be dedicated to coexistence and the exchange of experiences for the local community? With the significant changesin recent years, it is observed that the university library is much more than just lendingbooks. They function as a space for leisure and entertainment, promoting cultural activities, events, networking and coworking, being considered spaces for coexistenceand exchange of experiences by the local community. Thus,it is necessary to reflect on whether these spaces and professionals are prepared for this new moment. As a justification, it is believed that the university library can contribute to the student's insertion in the job market, since it can help to develop relevant skills in order to assistthem in entering and remaining in the job market. This research used authors from the areas of library science and school education with a focus on higher education.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilBibliotecas universitáriasBibliotecáriosEnsino superiorGestão do conhecimentoA ressignificação da biblioteca universitária: uso de espaços educativos em instituições de ensino superior de Sorocaba/SPDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação