Goergen, PedroLima, Rodrigo Augusto deLima, Rodrigo Augusto de2023-05-092023-05-092018https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/873O trabalho aborda o alfabetismo funcional, conceito que se refere à condição de pessoas ou sociedades que utilizam a leitura e a escrita. Recupera as origens do Conceito e suas diversas aplicações, inclusive servindo a concepções teóricas divergentes, e sintetiza os principais resultados Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) de 2001 até 2011, e com mais profundidade a pesquisa realizada no ano de 2011 sobre as condições de letramento dos jovens e adultos brasileiros com a educação superior completa e incompleta. O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados referentes aos níveis de alfabetismo apresentados no Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), além de discutir alguns dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), edição 2011, relacionadas aos respondentes com educação superior completa e incompleta. Os dados foram obtidos através de em uma amostra representativa da população entre 15 e 64 anos. Percebe-se neste trabalho que o aluno sai do ensino médio e ingressa na educação superior com níveis baixíssimos de compreensão, leitura e escrita prejudicando assim seu desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal.The paper deals with functional literacy, a concept that refers to the condition of people or societies that use reading and writing. It recaptures the origins of the concept and its diverse applications, including serving divergent theoretical conceptions, and synthesizes the main results Indicator of Functional Literacy (INAF) from 2001 to 2011, and with more depth the research carried out in 2011 on the conditions of literacy of young and adult Brazilians with complete and incomplete higher education. The general objective of this work is to analyze the results regarding literacy levels presented in the Functional Literacy Indicator (INAF), in addition to discussing some data from the Indicator of Functional Literacy (INAF), edition 2011, related to respondents with complete and incomplete higher education. The data were obtained through a representative sample of the population between 15 and 64 years. It is noticed in this work that the student leaves high school and enters higher education with very low levels of comprehension, reading and writing, thus impairing his intellectual, professional and personal development.AlfabetizaçãoAnalfabetismoLetramentoIndicadores educacionais - BrasilEducação - BrasilA(na)lfabetismo funcional no Brasil: uma análise dos níveis de alfabetismo funcionalDissertação