Barreira, Luiz CarlosAndrade, Máira Leão de CamposAndrade, Máira Leão de Campos2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/214Este trabalho tem por objetivo tecer considerações sobre as diversas visões passíveis de se imputar em qualquer método de análise de fotografias, entendidas, desde logo, como fontes de pesquisa e memória. Não se imagina obter com isto um método puro e científico de análise fotográfica, mesmo porque, pelos próprios elementos que são aqui apresentados, a eleição de um método único está longe de se consolidar no horizonte acadêmico. Este trabalho de pesquisa é um incentivo a se conectar diversas visões de estudos que servem de referência neste campo analítico e que muito contribui em apresentar os elementos que os mesmos tomam como verdadeiros e válidos para a obtenção de suas respectivas análises neste universo de imagens em particular, qual seja, o da fotografia. É didático aclarar e explicitar, desde este resumo introdutório, que a visão que ora se deposita sobre o presente tema é a visão interpretativa lançada sobre os métodos existentes de análise fotográfica, sobretudo na Educação. A orientação do olhar do leitor se faz necessária frente às múltiplas possibilidades de se conduzir o olhar, como se demonstrará no desenvolvimento deste estudo.This work has as objective to make considerations about the several susceptible visions to impute in any method of analysis of pictures, understood, at once, as research sources and memory. It's not the target to obtain with this a pure and scientific method of photographic analysis, even because the own elements that are here presented, the election of one only method is far away from consolidating in the academic horizon. This research work is an incentive because of the connection among several visions of surveys that serve as reference in this analytic field and that contributes a lot in exposing the elements that the ones take as true and valid to obtain from their respective analyses in this universe of images in matter, which is, the photograph. It is didactic to clarify and make understand, from this introductory summary, that the vision by now about the present theme is the interpretative vision facing the existent methods of photographic analysis, especially in the Education. The orientation of the reader's focus is made necessary considering the multiple possibilities of leading the view, as it will be demonstrated in the development of this study.História da educaçãoFotografia na educaçãoMemória históricaMétodoA fotografia na história da educação: fonte de pesquisa e memóriaDissertação