Bonventi Junior, WaldemarGarcia Netto, AntonioGarcia Netto, Antonio2023-05-092023-05-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/954A dinâmica, motivação e produtividade desejada nas indústrias, comercio e serviços pode ser obtida com o auxílio da tecnologia, em particular com a utilização da robótica e dos conceitos e tecnologias descritos na Indústria 4.0. A robótica teve início na Terceira Revolução Industrial com a robótica antropomórfica e em seguida com os robôs móveis AGV – Automated Guided Vehicle. No presente trabalho, se analisam as tecnologias, e os conhecimentos e habilidades necessárias para o profissional roboticista atuar nessa robótica industrial. A evolução é apresentada com os robôs autônomos. Na Quarta Revolução Industrial ou Industria 4.0 a robótica autônoma é apresentada como um dos seus pilares tecnológicos. Partindo da análise das tecnologias envolvidas nas três primeiras Revoluções Industriais chega-se a um grupo de tecnologias que fazem parte da robótica autônoma com destaque para a Inteligência Artificial e a Conectividade. Com o objetivo de identificar o que está sendo proposto no ensino da robótica, fez-se uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, em 50 cursos ou disciplinas de robótica apresentados por instituições de ensino superior, em níveis de graduação e pós-graduação, realizada em Universidades e Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior. Foram verificadas a linha de atuação, seus componentes e matérias. Na sequência identificou-se aqueles que tem sua abordagem mais voltada a robótica autônoma. O resultado está na proposta de um conjunto de disciplinas que formam a estrutura básica para um curso de pós graduação nessa nova robótica. As matérias a serem desenvolvidas em cada disciplina são apresentadas no quadro final deste trabalho. Elas não esgotam o assunto em si, mas fornecem o caminho do conhecimento e da habilidade necessária aos roboticistas para atuarem dentro das premissas da robótica da Quarta Revolução Industrial.The dynamics, motivation and productivity wished in the industries, commerce and services can be obtained with the help of technology, in particular using robotics and the concepts of technologies described in Industry 4.0. Robotics had begun in the Third Industrial Revolution with anthropomorphic robotics and then with AGV - Automated Guided Vehicle mobile robots. In this work, technologies, knowledge, and necessary skills for the roboticist professional to work in this industrial robotics are analyzed. The evolution is presented with autonomous robots. In the Fourth Industrial Revolution or Industry 4.0 autonomous robotics is presented as one of its technological pillars. Based on the analysis of the technologies involved in the first three Industrial Revolutions, it shows a group of technologies that are part of autonomous robotics, with emphasis on Artificial Intelligence and Connectivity. In order to identify what is being proposed about teaching robotics, an exploratory qualitative research was carried out in 50 courses or disciplines of robotics presented by higher education institutions, at undergraduate and graduate levels, held in Universities and Higher Education Institutions in Brazil and abroad. The approach, components and its topics were checked. In the sequence, those who have their approach more focused on autonomous robotics were identified. The result is a proposal of a set of disciplines that form the basic structure for a postgraduate course in this new robotics. The subjects to be developed in each discipline are presented in the final of this work. They do not exhaust the subject itself but provide the path of knowledge and skill needed by roboticists to work within the robotics’ premises of the Fourth Industrial Revolution.RobóticaRobótica - Estudo e ensino (Pós-graduação)Automação industrialUniversidades e faculdades - Pós-graduaçãoTecnologias envolvidas e competências necessárias na robótica da quarta revolução industrial: a atuação de instituições de ensino superior na geração do conhecimento necessário ao roboticistaDissertação