Lima Junior, Haroldo Aleixo deCoelho, Stella de SouzaCoelho, Stella de Souza2025-06-252025-06-252024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1963https://doi.org/10.22482/dspace/428As estatísticas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e os estudos já existentes na área mostram a dificuldade e desmotivação para aprender matemática, afetando a formação acadêmica dos estudantes. Buscando transformar esse cenário, este trabalho mostra como as metodologias tradicionais podem prejudicar esse processo, produzindo estudantes passivos que não participam ativamente do processo de aprendizagem. Em contrapartida os benefícios da ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), que desafia os estudantes a resolverem problemas reais, muitas vezes cotidianos, promovendo maior engajamento e compreensão prática dos conteúdos. A aplicação da ABP se mostrou eficaz no ensino da matemática, com fácil aplicação nas escolas, mas o presente trabalho defende que algumas mudanças na estrutura do ambiente escolar tornariam esse processo mais dinâmico e mais atrativo para os estudantes."The SAEB (Basic Education Evaluation System) statistics and existing studies reveal difficulties and demotivation in learning mathematics, affecting students' academic development. This work highlights how traditional methodologies hinder the learning process, producing passive students who don't actively engage. In contrast, Problem-Based Learning (PBL) benefits are explored, challenging students to solve real-life problems, promoting engagement and practical understanding. Effective in mathematics education, PBL's school-based application can be enhanced by adapting the school environment to make the learning process more dynamic and attractive for students."Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMatemática - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCInovações pedagógicas no ensino da matemática: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)Monografia / TCCCiências Exatas e da Terra::Matemática