Rolim, Eni de JesusCosta, Nilton Rodrigues daCosta, Nilton Rodrigues da2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/187A existência de significativo número de crianças com dificuldades respiratórias observadas nas aulas de educação física escolar foi a grande motivação deste estudo. Desta forma, esta pesquisa teve dois objetivos centrais: verificar se a atividade física promove mudança nas condições respiratórias em crianças e identificar os mecanismos que estimulem a prática da atividade física em alunos com dificuldades respiratórias. A amostra utilizada na realização desta pesquisa é constituída de 354 alunos de 1 a .a 4 a . séries do ensino fundamental de seis escolas de Sorocaba (SP). Para identificar a amostra da pesquisa, utilizou-se o questionário escrito ISAAC -International Study of Asthma and Allergies in Childhood (Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância). As crianças identificadas foram submetidas aos testes do Peak Flow Meter no início e ao final de quatro meses. Ao longo desse período esses alunos receberam aulas especiais de educação física nas suas respectivas escolas, com seus professores. Durante esse tempo na freqüência de duas vezes por semana, houve contato com os alunos da amostra, ao término das suas aulas de educação física, avaliando-os individualmente através da Escala de Borg. Cada criança acompanhou sua avaliação na Escala de Borg e constatou resultados obtidos. Isso foi feito com a intenção de colher impressões subjetivas dessas crianças sobre se houve ou não melhora de sua condição respiratória com as aulas de educação física. Os resultados desta pesquisa mostraram que, após esses quatro meses de exercícios físicos programados, o teste de Peak Flow indicou que 79,5% das crianças tiveram melhora e, na Escala de Borg 81,6% tiveram melhora. Mesmo assim não se pode afirmar que a atividade física por si mesma melhore as condições respiratórias. No entanto, constata-se que a criança asmática, obtendo informação a respeito de sua condição respiratória, compreendendo a doença e sendo estimulada a participar das atividades físicas regulares da escola, acaba por sentir mais disposição e melhora do seu estado geral. Neste trabalho inferimos que o objetivo de identificação dos mecanismos que estimulam a prática da educação física nos alunos com dificuldade respiratória são: 1) a informação correta sobre a asma; 2) a obtenção pela criança de ajuda na interpretação de como a asma se manifesta nela; 3) o contato com outras crianças que apresentam o mesmo sintoma; 4) a possibilidade de integração com crianças que não apresentam dificuldade respiratória, ou seja, o fato de se sentirem incluídas no grupo; 5) o desenvolvimento de um trabalho docente seguro e eficiente. Desse modo, lidando com dados quantitativos (Peak Flow Meter e Escala de Borg) como instrumento para colher impressões subjetivas desses alunos, e estimando a significação desses relatos, caracteriza-se este trabalho como pesquisa qualitativa com utilização da metodologia narrativa ficcional. Verificou-se também que, para que a inclusão de crianças com dificuldades respiratórias nas aulas de educação física escolar se concretize de maneira eficaz, é desejável que o profissional de educação física trabalhe em conjunto com outros profissionais da área. Isto equivale dizer que a maximização de resultados se dará na medida em que haja envolvimento de fisioterapeuta, médico e enfermeiro com a família dessas crianças, com a própria criança e com os profissionais da escola.The existence of a relevant number of children with respiratory difficulties noticed in physical education classes was the greatest motivation for this research. Two were the core objectives of this study: to verify physical activity promotes changes in respiratory conditions of children and to identify mechanisms to stimulate children with respiratory difficulties to practice physical activity. The sample of this research constitutes of 354 scholars attending 1 st to 4 th elementary school grades of six schools located in Sorocaba (SP). In order to identify a sample with this profile, a written ISAAC questionnaire (International Study of Asthma and Allergies in Childhood questionnaire) was applied. Identified children participated in Peak Flow Meter tests in the beginning and by the end of a four months-based programme. During this time, children of the sample attended special physical education classes in their own schools, with their own teachers. Twice a week, by the end of the physical education classes, every child of the sample was evaluated with the Borg Scale. Each scholar has attended its own evaluation with the Borg Scale and has observed the results. This was a means to collect their subjective impressions regarding the advances or not in their respiratory condition after physical education classes. The results of the research show that, after four months of programmed physical education classes, the Peak Flow test indicates that 79.5% of the target children had improvement in their respiratory condition and, in Borg Scale, 81,6% had improvement in their respiratory condition. Even with this positive result, it is not possible to generalize that physical education per se can promote improvement in respiratory condition. Although it is possible to conclude that children with asthma by receiving information regarding their respiratory condition, through the comprehension of the disease and by their stimulation to attend regular physical education activities at school, respond with a better healthy condition. In this research we deduce that the objective of identification of mechanisms that stimulate children with respiratory difficulties to the practice of physical education are : 1) the availability of precise information regarding asthma ; 2) the children access to the interpretation on how asthma manifest itself in their lifes; 3) the contact with children with similar symptoms ; 4) the possibility of integration with children without respiratory difficulties, in other words, the change to be included in the group; 5) the development of the save and efficient work by the teachers. By dealing with quantitative date ( Peak Flow Meter and Borg Scale) as tools to collect subjective impressions of the children of the sample, and by the interpretation of their observations, this study uses the fictional narrative methodology in its qualitative analysis. This study concludes as well that, in order to render concrete the inclusion of children with respiratory difficulties in physical education activities at school, it is desirable that physical education teachers work together with other professionals in the same field. It means that if physiotherapists, physicians and nurses act together with the family of the children, with the children themselves and with scholar professionals, better results will be achieved.Educação física para crianças - Sorocaba (SP)Doenças respiratórias nas criançasDoenças respiratórias nas crianças - Avaliação físicaEducação inclusivaAsma em criançasAvaliação de crianças de 7 a 10 anos do ensino fundamental, portadoras de dificuldades respiratórias e submetidas a aulas especiais de educação física, na cidade de Sorocaba - SPDissertação