Silva, Paulo Celso daBastida, Régis DomingosBastida, Régis Domingos2024-06-112024-06-112013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1481Com a convergência entre informática e os meios de comunicação, na sociedade, novos caminhos foram sendo construídos e modelos de interação foram adotados pela cultura social. É inevitável a migração para base da educação. Como esse processo não foi local, seu desenvolvimento foi mundial, tendo a sincronicidade como linha motivadora. O choque foi inevitável, com o sistema tradicional pedagógico e seus impasses que duram séculos, mas a morosidade na absorção e aplicação de inovações, causou uma ruptura gigantesca, onde o aluno tem maior capacidade de interação, ao ponto de ensinar seus professores como utilizar várias ferramentas comunicacionais, atualmente usados por milhões de pessoas. Para atender essa demanda, muitos docentes que sentem a necessidade de interagir com seus alunos, iniciam uma maratona para motivar a vontade de aprender de seus alunos. Desse cenário nasce o modelo de novas práticas e conceitos, a educomunicação, que tem na sua essência trabalhar a diferença entre o transmitir a informação, usualmente atribuído aos multimeios, com a capacidade de mediação, desenvolvida pelo docente que passa a verdadeira intencionalidade que é a de mediar o saber e dispor o conhecimento, sem deixar de valorizar o principal e único personagem desse ato, o professor que, nesse novo horizonte, passa a ser um educomunicador. Esse educomunicador tem a tarefa de unir a educação e a comunicação para o que deve ser seus propósitos ordinários e primários, o ensinar e o de mediar o conhecimento. Nesse trabalho, procuro demonstrar uma nova fase do professor e sua indispensável presença no cenário contemporâneo da pedagogia e da comunicação.With the convergence of computing and the media , society , new roads were built and interaction models were adopted by the social culture . It is inevitable migration to basic education . As this process was not local, global development was taking synchronicity as a motivating line. The clash was inevitable , with the traditional teaching system and its impasses that last centuries , but slow on the uptake and application of innovations , caused a massive rupture , where the student has a greater ability to interact , to the point of teaching their teachers how to use various communication tools , cur - rently used by millions of people .To meet this demand , many teachers who feel the need to interact with their students -turned , begin a marathon to motivate the desire to learn from their students. Born this scenario the model of new practices and concepts, educational communication , which has in essence work the difference between transmit information , usually attributed to multimedia , with the ability to mediation of the teacher who spends the true intentionality that is mediate knowledge and have the knowledge , while enhancing the main -pal and unique character of this act , the teacher , this new horizon , becomes a educommunicator. This educommunicator has the task of uniting education and communication for what should be its ordinary and primary purposes of teaching and mediate knowledge. In this work we try to show a new phase of teachers and their indispensable presence in the contemporary setting of pedagogy and communicationComunicação na educaçãoComunicação de massa e educaçãoEducação – Efeito das inovações tecnológicasComunicação e educação: mediações e ferramentas midiáticas educomunicativasDissertação