Carmo, Jefferson Carriello doCastelucci Neto, WalterCastelucci Neto, Walter2023-05-092023-05-092022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1088Este trabalho tem como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Como a formação técnica de alunos detentos do regime semiaberto contribuí para sua inserção no mercado de trabalho? Como objetivo geral buscou-se identificar as mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho e como elas impactam na formação técnica desses alunos detentos. Por meio de uma descrição do processo de formação para o trabalho de alunos detentos, apontaram-se características sobre a questão da ressocialização, partindo de uma perspectiva de trabalho e educação. Partiu-se da hipótese de que com as constantes mudanças no mundo do trabalho, no cenário econômico e tecnológico, a formação técnica se mostra uma excelente opção para aqueles que buscam ingressar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e, por isso, ela pode contribuir para que pessoas que deixam a prisão sejam inseridas no mercado. A partir de uma análise qualitativa, foi feito o levantamento bibliográficoe análise documental, foram caracterizados aspectos históricos da cidade de Porto Feliz, desde suas origens, seu processo de industrialização e contextualizada a existência da escola técnica bem como do presídio, a relação educacional com os detentos nos cursos técnicos profissionais, as transformações e principais dificuldades provocadas pela pandemia. Também foi possível identificar as mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho, como a precarização da mão de obra, uberização, flexibilização dos direitos trabalhistas e seu impacto no processo formativo dos alunos detentos da Etec de Porto Feliz. Foi possível verificar o plano do curso técnico em administração e o processo formativo da educação para o trabalho dos alunosdetentos. Verificou-se no plano suas articulações com outras políticas voltadas para inclusão a partir da formação dessa população estigmatizada.This work has as a research problem the following question: How does the technical training of students detained in the semi-open regime contribute to their insertion in the job market? As a general objective, we sought to identify the changes that are taking place in the world of work and how they impact the technical training of these detained students. Through a description of the training process for the work of detained students, characteristics were pointed out on the issue of resocialization from a work and education perspective. It started from the hypothesis that with the constant changes in the world of work, in the economic and technological scenario, technical training is an excellent option for those who seek to enter the increasingly competitive labor market, so it can contribute to people who leave prison to enter the market. From a qualitative analysis, a bibliographic survey and document analysis were carried out, historical aspects of the city of Porto Feliz were characterized, from its origins, its industrialization process and contextualized the existence of the technical school as well as the prison, the educational relationship with the detainees in professional technical courses, the transformations and main difficulties caused by the pandemic. It was also possible to identify the changes that are taking place in the world of work, such as the precariousness of the workforce, uberization, flexibilization of labor rights and their impact on the training process of detained students at Etec in Porto Feliz. It was possible to verify the plan of the technical course in administration and the training process of education for the work of detained students. Its articulations with other policies aimed at inclusion from the formation of this stigmatized population were verified in the plan.Ensino técnico - Porto Feliz (SP)Ensino profissional - Porto Feliz (SP)Prisioneiros - Educação - Aspectos sociaisEducação e trabalhoPolíticas públicasEducação e EstadoA presença dos alunos detentos do regime semiaberto no ensino técnico: formação para o trabalhoDissertação