Profeta, Rogério AugustoGonçalves, ArnaldoGonçalves, Arnaldo2025-04-232025-04-232024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1862https://doi.org/10.22482/dspace/394A imprevisibilidade, a complexidade, a ambiguidade e as incertezas experimentadas nos tempos atuais crescem exponencialmente em direção ao futuro. Este trabalho aborda a importância premente de um plano estratégico efetivo para um curso tecnológico de nível superior, levando se em conta as observações mencionadas. Para tanto, propõe-se combinar a utilização das metodologias de design thinking e estratégia prospectiva, buscando a adaptação inovadora como tática para adequação a este ambiente caótico. O objetivo geral da pesquisa é determinar, no presente, estratégias com vistas ao futuro e, de forma proativa, antecipar-se às tendências nos campos da política, economia, sociedade, legislação e, principalmente, da tecnologia, tornando o curso viável sob todos os pontos de vista. O método utilizado segue uma abordagem de estudo de caso único com um enfoque incorporado, uma vez que se concentra em curso tecnológico de nível superior específico. As metodologias contemplam entrevistas com especialistas e usuários (Brainstorm/Delphi), pesquisas desk, mapas de empatia e de personas, combinadas com técnicas de estratégia prospectiva, como análise de impacto nas tendências, matriz de Incerteza e Impacto, análise estatística de Monte Carlo, roda de futuros e cenários alternativos. Os resultados obtidos reconhecem a importância de uma abordagem centrada no ser humano, tônica da ferramenta de design thinking, associadas às ferramentas de exploração de futuros plausíveis (foresight), para aumentar o valor percebido na relação ensinoaprendizagem, fornecendo subsídios para um plano estratégico robusto e confiável com um horizonte de cinco anos. Este trabalho conclui que a utilização do conjunto de ferramentas é relevante na busca de ações presentes e futuras que assegurem o sucesso e a perenidade do curso tecnológico em estudo, contribuindo para um avanço no campo da educação tecnológica, podendo ser, eventualmente, utilizado por outras instituições que apresentem desafios similares.The unpredictability, complexity, ambiguity and uncertainty experienced in the present times grow exponentially towards the future. This work addresses the pressing importance of an effective strategic plan for a higher education technology course, taking into account the aforementioned observations. To this end, it proposes to combine the use of design thinking and prospective strategy methodologies, seeking innovative adaptation as a tactic to adapt to this chaotic environment. The general objective of the research is to determine strategies for the future in the present, and proactively anticipate trends in the fields of politics, economy, social, legal, and especially technology, making the course viable from all points of view. The method used has a single case study approach with an embedded focus, since it focuses on a specific higher education technology course. The methodologies include interviews with experts and users (Brainstorm/Delphi), desk surveys, empathy maps and personas, combined with prospective strategy techniques, such as trend impact analysis, uncertainty and impact matrix, Monte Carlo statistical analysis, futures wheel and alternative scenarios. The results obtained recognize the importance of a human-centered approach, the keynote of the design thinking tool, associated with the tools for exploring plausible futures (foresight), to increase the perceived value in the teaching-learning relationship, providing support for a robust and reliable strategic plan with a five-year horizon. This work concludes that the use of the set of tools is relevant in the search for present and future actions that ensure the success and sustainability of the technological course under study, contributing to an advance in the field of technological education, and may eventually be used by other institutions that present similar challenges.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsino superior – Inovações tecnológicasInovações educacionaisTecnologia da informaçãoPlanejamento educacionalPlanejamento estratégicoUma aplicação combinada do design thinking e a estratégia prospectiva (foresight) como subsídio ao planejamento estratégico de cursos de nível superiorTeseCiências Exatas e da Terra::Tecnologia