Sanfelice, José LuísNascimento, Mary FerrazNascimento, Mary Ferraz2023-05-092023-05-091999https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/243Esta pesquisa apresenta os diferentes momentos do processo de construção histórica da Faculdade de Filosofia de Sorocaba (FAFI), hoje Universidade de Sorocaba (UNISO), destacando-se, em especial, a história do Curso de Filosofia , nesta instituição de ensino. Através de pesquisa empírica, documental e bibliográfica, construímos um banco de dados do passado, que pretendemos representar (apresentar novamente) discursivamente, num período que se inicia na década de 50 e se estende até 97, o que nos permitiu a caracterização do perfil do curso em destaque. Concluímos que a temática do Tomismo é a predominante, o que explicita o pensamento conservador, embora aberto à pluralidade das teorias filosóficas; a construção c adaptação do curso de Filosofia aos diferentes momentos do contexto histórico-social brasileiro. O curso pouco contribuiu para a emancipação da razão, notadamente pela carência da produção de conhecimento. Cremos que, ao demonstrar como o curso de Filosofia foi sendo construído/reconstruído, ao verificar seus principais autores &temáticas predominantes, construimos as bases para O reconhecimento das falhas do curso em questão, notadamente a citada acima, o que nos leva à afirmação da necessidade da reconstrução de sua identidade. Na ausência de um texto-referência especifico sobre o curso de Filosofia, fomos buscando construir os seus contomos enfrentando o desafio de organizar e analisar dados dispersos. Ficou demonstrada a intenção de se manter o curso, embora este não se tivesse constituído num espaço sigmificativo de debate e produção de conhecimento no interior da UNISO, em todos os seus momentos. Finalmente, este trabalho que pode parecer ao leitor uma exposição um tanto quanto burocrática, em algumas de suas partes, justifica-se pela importância e relevância dadas à documentação analisada, tendo esta dissertação um caráter de monografia básica. Nossa contribuição não é grande nem pequena, apenas uma contribuição.This research shows different moments of the historical construction of Faculdade de Filosofia de Sorocaba (FAFN), today Universidade de Sorocaba (UNISO), focussing specially on the history of the Curso de Filosofia. Through empirical, documentary and bibliographic research we elaboruted a data bank of the past which we intend to represent (present again) discursively in a period that begins in the 50's and goes on to 1997, which allowed us to characterize de outlines of a founding course/discourse, We concluded that the Thomism thematic is the predominant one, what explains the conservative thought, although opened to the plurality of the philosophical theories, the construction and adaptation of the Philosophy Course to the different moments of the historic and social Brazilian contexts. The course has given itile contribution to the emancipation of the reason, mainhy due to the absence of knowledge construction. We believe that by showing how the Philosophy Course was constructed/reconstructed through time and by identifying its main authors and the predominant themes, we managed to build the basis for the recognition of the failures of the course, specially the above mentioned , which leads us to claim for the necessity of reconstruction ofits identity. Due to the absence of a reference text specific to the Philosophy Course we faced the challenge of forming its outlines by analyzing and organizing disperse data, Tt was demonstrated an intention of keeping the course although it hadn't been constructed in a significant space of debate and knowledge production inside UNISO im ali its moments. Finally this study that may seem to the reader à bureaucratic presentation in some moments but it is justified by the importance and relevance given to the documentary data analyzed which gives to the present dissertation an aspect of a basic monograph. Qur contribution is neither big nor small, it is just a contribution. This study hasn't aimed at presenting absolute, definitive, or dogmatic conclusions, but it represents an effort towards opening a space for questioning.Curso de Filosofia - Universidade de Sorocaba - HistóriaEnsino superior - História - Sorocaba (SP)O curso de filosofia na história da Universidade de Sorocaba: revisitando o passado : análise crítica dos fatos, dos feitos e dos sujeitos que teceram um discurso fundadorDissertação