Goergen, PedroCirino, Benedito AparecidoCirino, Benedito Aparecido2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/601Um dos temas centrais da sociedade contemporânea é a relação entre conhecimento e moral. O objetivo do presente trabalho é estudar esta relação a partir de sua incidência sobre a universidade enquanto instituição produtora de conhecimento e formadora de pessoas à luz do pensamento de Henry Bergson. Como primeiro passo se examina o desenvolvimento da teoria moderna do conhecimento através de Descartes, Hume e Kant. A filosofia de Bergson pretende ampliar a investigação sobre o conhecimento para além da delimitação kantiana na “Crítica da Razão Pura. Tal filosofia, por sua vez, relaciona o desenvolvimento dos conhecimentos filosóficos e científicos com a construção da moral, em suas formas “estática” e “dinâmica”, correspondentes às “sociedades fechadas” e “abertas” na realização da humanidade plena. Os parâmetros epistemológicos e morais da filosofia bergsoniana nos orientam na compreensão do desenvolvimento da universidade contemporânea. A partir disso apresentamos a necessidade que a universidade tem de se estruturar de forma a reconectar entre si os conhecimentos científicos e filosóficos. Com base nos apontamentos bergsonianos apresentamos a universidade como uma instituição que se encontra direcionada por pressupostos estranhos à sua praxis enquanto participante da realização da humanidade em seu aspecto moral, fundamental no desenvolvimento do ser humano.In the contemporary society, one of the main issues is the relation between knowledge and moral. The present paper aims to study it – guided by Henry Bergson’s thought – focusing its incidence within the university, as an institution whose purpose is to foment knowledge and to instruct people. As a first step, we analyze the development of the modern theory of knowledge through Descartes, Hume and Kant. Bergson’s philosophy intends to amplify the investigation on knowledge, beyond the limits established in Kant’s “Critique of Pure Reason”. Such philosophy, for its turn, relates the development of philosophical and scientific knowledge to the construction of moral, in its “static and dynamic” forms, which correspond to the “close and open” societies concerning the achievement of full humanity. The epistemological and moral parameters of Bergson’s philosophy direct our understanding on the development of the contemporary university. There from, we demonstrate how necessary it is for the university, to have a structure through which it is possible to reconnect scientific and philosophical knowledge to each other. Based on Bergson’s indications, we present the university as an institution directed by premises that are strange to its praxis as a participant in the humanity’s achievement regarding its moral aspect, which is essential for the development of the human being.Ensino superior - FilosofiaEnsino superior - Finalidades e objetivosFilosofiaUniversidade e moral: uma leitura crítica a partir da filosofia de Henri BergsonTese