Boschetti, Vania ReginaBoni, Pedro Luiz DalBoni, Pedro Luiz Dal2023-05-092023-05-092018https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/894A tese analisa a história da instalação e construção do primeiro grupo escolar Luiz Antunes de Tietê/SP, instalado a 15 de outubro de 1894. É o quarto mais antigo ―templo de civilização‖, construído pelos republicanos no estado de São Paulo. Criado após a proclamação da República, ele refletia o ideário republicano de educação universal e redução do analfabetismo, centrado na filosofia positivista buscando estabelecer uma nova configuração sócio-política, de que a partir das escolas públicas poder-se-ia seguir os passos dos povos civilizados rumo ao progresso. A implantação dos grupos escolares no estado de São Paulo, ensejou que posteriormente se disseminassem por todo o Brasil. O prédio do grupo escolar de Tietê ostenta uma riqueza arquitetônica, medalhões em sua fachada e o mapa da América do Sul, cujo significado, segundo estudos de Rosa Fátima de Souza, representa um tributo à instrução como ciência e cultura. Foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. A pesquisa objetiva conhecer a implantação do referido grupo escolar no município, os destinatários do ensino, desde o ano de sua fundação em 1894 até o ano de 1930, final da Primeira República, a partir da origem dos grupos escolares paulistas. Teoricamente, busca conceituar, pelo viés da educação, cidadania e isonomia, a ideia do grupo escolar como espaço democrático de educação para todos. Metodologicamente, a investigação faz o levantamento de fontes primárias como a legislação pertinente, documentos escolares, especialmente os livros de matrículas, jornais e imagens que registram a instituição escolar no contexto da cidade, interpretados à luz de autores que são referência ao estudo das instituições escolares, como Sanfelice, Magalhães e Rosa Fátima de Souza. A análise dos livros de matrículas da época revelou a presença de filhos de brasileiros em sua maioria, além de matrículas de filhos de imigrantes italianos, portugueses, alemães e russos. A presença de grande quantidade de meninas matriculadas na ocasião, surge como um dado relevante. Também foram encontrados nos livros de matrículas a presença de crianças filhas de pequenos lavradores, negociantes e domésticos. Relatos e informações em jornais demonstraram também a presença de negros no grupo escolar. Observou-se uma evolução do número de matriculas, comparando-se o período de 1890, anterior à criação do grupo escolar até o ano de 1920 após sua implantação. Ao analisar apenas estes dados, eles permitem afirmar que o grupo escolar de Tietê foi acessível a todos e contribuiu para a democratização da educação, formação da cidadania e isonomia durante a Primeira República.The thesis analyzes the history of the installation and construction of the first school group Luiz Antunes de Tietê / SP, installed on October 15, 1894. It is the fourth oldest "temple of civilization", built by Republicans in the state of São Paulo. Created after the proclamation of the Republic, it reflected the Republican ideology of universal education and reduction of illiteracy, centered on positivist philosophy seeking to establish a new socio-political configuration, that from public schools could follow in the footsteps of the people towards progress. The implantation of the school groups in the state of São Paulo, meant that later they spread throughout Brazil. The building of the Tietê school group that shows an architectural richness, medallions on its façade and the map of South America, whose meaning, according to studies by Rosa Fátima de Souza, represents a tribute to education as science and culture. It was registered by the Council of Historical, Archaeological, Artistic and Tourist Heritage of the State of São Paulo. The research aims to know the implantation of this college in the municipality, the recipients of the teaching, from the year of its foundation in 1894 until the year 1930, the end of the First Republic, from the origin of the school groups in. Theoretically, it seeks to conceptualize, through the bias of education, citizenship and isonomy, the idea of recognizing the school group as a democratic space of education for all. Methodologically, the investigation surveys primary sources such as relevant legislation, school documents, especially the registration books, newspapers and images that register the school institution in the context of the city, interpreted in the light of authors who are reference to the study of school institutions , such as Sanfelice, Magalhães and Rosa Fátima de Souza. The analysis of the books of enrollment of the time revealed the presence of Brazilians' children in the majority, besides that, were found matrículas of children of Italian, Portuguese, German and Russian immigrants. The presence of large numbers of girls enrolled at the time, appears as a relevant data. Also found in the enrollment books were the presence of children daughters of small farmers, dealers and domestic. Reports and information in newspapers also showed the presence of blacks in the school group. There was an evolution of the number of enrollments, comparing the period of 1890, before the creation of the school group until the year 1920 after its implantation. By analyzing only these data, they allow us to affirm that the Tietê school group was accessible to all and contributed to the democratization of education, the formation of citizenship and isonomy during the First Republic.Educação - História - Tietê (SP)Escolas públicas - São Paulo (Estado)Educação - FilosofiaO grupo escolar de Tietê/SP: sua importância na democratização da escola, formação da cidadania e contribuição para a isonomia na Primeira República (1889-1930)Tese