Soares, Maria Lúcia de AmorimLusivo, Cláudia Milaré de ToledoLusivo, Cláudia Milaré de Toledo2023-05-092023-05-092014https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/643À luz da teoria foucaultiana sobre relações de poder, cujos efeitos disciplinares e reguladores subjetivam os sujeitos, bem como da teoria da desigualdade social de Pierre Bourdieu, que desvenda os mecanismos que envolvem o sistema escolar e contribuem para a manutenção das propriedades de classes, esta pesquisa visa analisar a Avaliação Nacional da Alfabetização, inserida no cotidiano escolar como política pública, num contexto biopolítico. Tal pesquisa fomenta o questionamento sobre a relevância desta avaliação no processo de aprendizagem dos alunos e na construção qualitativa da educação escolar, assim como analisa essa avaliação como função de controle e regulação da vida do aluno para um fim capitalista, utilitarista e desigual, em um mundo globalizado, reforçando a distinção natural dos sujeitos pretendida pela burguesia. Foram realizadas análise documental e bibliográfica e observação do cotidiano escolar para reflexão do sistema de avaliação em larga escala instituído aos alunos do ensino fundamental, especificamente ao ciclo de alfabetização. A educação considerada na sociedade brasileira serviço de mercado e não bem público, favorece para que o papel do conhecimento tenha seu valor estratégico nas competências e habilidades competitivas e utilitaristas, desvinculando-se da matriz humanista, formativa e ética. A adoção de valores e interesses da classe dominante como referências para toda a população escolar pressupõe a reprodução social por meio da exclusão por dentro do sistema. Ao destacar a descentralização da oferta da educação básica, expõe-se o paradoxo da centralização do poder na esfera da União. Nesta pesquisa, considera-se o que os sujeitos produzem na sua ambiência social – habitus, a subjetivação e a dessubjetivação desses sujeitos a partir dos mecanismos do biopoder e as relações aí tecidas, buscando no cotidiano escolar, para além da reprodução, o que nele se cria, vislumbrando possibilidades no desmonte do cristalizado.In light of Foucault's theory on power relations, whose disciplinary and regulatory effects subjectivate subjects, as well as Pierre Bourdieu's theory of social inequality, that unravels the mechanisms involving the school system and contribute to the maintenance of the properties of classes, this research aims to analyze the National Literacy Evaluation, included in school life as public policy, in a biopolitic context. This research encourages the questioning of the relevance of this evaluation in the learning process of the students and in the construction of the qualitative education, as well as analyzes the evaluation function as the control and regulation of student's life for a capitalist, utilitarian and uneven order, in a globalized world, enhancing the natural distinction of the subjetcs desired by the bourgeoisie. There were performed documental and bibliographic analyzes and observation of everyday school life for reflection of the evaluation system in large scale instituted to students from elementary school, specifically to literacy cicle. Education considered in the brazilian society service market and not public good, favors for the role of knowledge, has its strategic value in the competencies and competitive and utilitarian skills, disentailing from the humanistc, formative, and ethical matrix. The adoption of values and interests of the ruling class as reference for the entire school population presupposes social reproduction through excluses within the system. By highlighting the decentralization of elementary education, exposes the paradox of power centralization in the sphere of the Union. In the research, it is considered what the subjects produce in their social - habitus, the subjectivity and desubjectivity of these subjects from the mechanisms of biopower and links created there, seeking in everyday school life, in addition to reproduction, which is created, seeing possibilities in the dismantling of crystallized.Alfabetização - AvaliaçãoAvaliação educacionalQualidade (Educação)Educação e EstadoO que não se diz e não se vê sobre o que se diz e vê: a Avaliação Nacional da Alfabetização - ANADissertação