Sanfelice, José LuísMilan, Zeneide GimenezMilan, Zeneide Gimenez2023-04-302023-04-302004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/142Esta pesquisa, concebida na esfera do materialismo histórico e dialético, se inscreve no campo de estudo das relações entre escola, trabalho e políticas sociais. Examina a implantação e desenvolvimento do Programa Profissão, destinado a jovens de baixa renda, egressos do ensino médio público, no período compreendido entre 2001 e 2003, na cidade de Votorantim, região de Sorocaba-SP. Tornou-se necessário compreender o capitalismo no Brasil, na sua transição parcial do paradigma fordista para o paradigma da acumulação flexível, no qual a formação profissional estudada está inserida e que busca adequar a educação de acordo com os imperativos do mercado, substituindo discursos e introduzindo novas noções, como empregabilidade, competências etc. A dissertação está constituída de quatro capítulos. No primeiro, apresenta um breve histórico da formação profissional brasileira a partir dos anos 30 do Século XX, situando-a no âmbito das políticas desenvolvidas na década de 1990, com o campo da educação tornando-se objeto de atenção cada vez maior, por parte dos representantes do capital. O segundo capítulo aborda a criação do SENAC nos anos 40 e seu desenvolvimento, a implantação do Programa Profissão e como o Estado transfere para o setor empresarial a responsabilidade pela formação juvenil, com a conseqüente transferência dos recursos públicos para o setor privado. O terceiro capítulo consiste no estudo empírico, realizado entre 2002 e 2003, com o acompanhamento e registro das práticas diárias do Programa de Educação para o Trabalho - PET (um dos cursos do Programa Profissão). Como desdobramento resulta a análise efetivada no quarto capítulo, da concepção de educação presente no PET, bem como, dos interesses dos sujeitos envolvidos e os componentes comportamentais que os jovens deveriam internalizar para serem certificados. Por fim, explicita as contradições presentes nessa prática educativa e conclui-se que a educação não pode ser apenas formadora para o imediatismo do mercado de trabalho. Propõe-se que a educação sirva como meio de compreensão da realidade, e podendo nela intervir, transformá-la.This research, conceived in the sphere of the historical and dialectical materialism, if inscribes in the field of study of the relations between social school, work and social politics. It examines the implantation and development of the Program Profession, destined joves of low income, egresses of average educacion publish; in period of time understood between 2001 and 2003, in the city of Votorantim, region of Sorocaba-SP. One became necessary to understand the capitalism in Brazil, its partial transition of the fordista paradigm for the paradigm of the flexible accumulation, in which the studied professional formation is inserted and that it searchs to adjust the educacion in accordance with the imperatives of the market, substituting speeches and introducing new slight knowledge as employability, competence etc. The dissertation is corporate of four chapters. In the first one, it presents a historical briefing of the Brazilian professional formation from years 30 of century XX, pointing out it in the scope of the politics developed in the decade of 1990, with the field of the education becoming attention object each bigger time, on the part of the representatives of the capital. The second chapters approaches the creation and development of the SENAC in the 40 years and its development, the implantation of the Program Profession and as the State transfers to the entrerprise sector the responsibility for the youthful formation, with the consequent transference of the public resourses for the private sector. The third chapter consists of the empirical study, carried through between 2002 and 2003, with the accompaniment and registers of practical the daily ones of the PET (one of the courses of the Program Profession). As unfolding the analysis a accomplished in the room results chapter, of the conception of present education in the PET, as well as, of the interests of the involved citizens and the mannering components that the young would have to internalizar to be certificied. Finally, explains the contradictions gifts in this practical educative and concludes that the education cannot only be formed for the immediate of the work market. It is considered that the education serves as half on understanding of the reality, and being able in intervining, to transform it.pt-BREnsino profissionalEducação para o trabalhoNeoliberalismo e educaçãoA concepção neoliberal de formação profissional para jovens de baixa-renda: estudo do PET/Programa Profissão - SENAC/SEESP : Sorocaba/Votorantim-SP (2001-2003)Dissertação