Boschetti, Vânia ReginaCamargo, Daniela Fernanda de AlmeidaCamargo, Daniela Fernanda de Almeida2024-09-062024-09-062024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1657https://doi.org/10.22482/dspace/258Partindo do pressuposto que a formação continuada de professores interfere direta ou indiretamente na prática educativa do professor em sala de aula e, consequentemente, na qualidade da educação escolar, surgiu o interesse de pesquisar sobre a implementação de política educacional para a formação continuada de professores de Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP de 1996 a 2016, período em que a cidade foi governada pela mesma legenda partidária (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira) e que foram oferecidos diversos projetos e programas de formação continuada aos professores da rede municipal de Sorocaba/SP. A pergunta norteadora deste trabalho foi: quais as contribuições da política de formação continuada para uma educação escolar de qualidade na perspectiva dos policymakers e de professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP, no período entre 1996 e 2016? E como objetivo geral a pesquisa procurou analisar a perspectiva de policymakers que fizeram a política de formação continuada na rede municipal de Sorocaba e de professores do Ensino Fundamental I da rede municipal, entre 1996 e 2016, quanto as suas suficiências e necessidades para uma educação de qualidade e efetivação do direito à educação. Para tanto, a coleta de dados desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica e documental, culminando na pesquisa empírica por meio de entrevista com seis policymakers e de questionário semiestruturado com cinquenta e quatro professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de Sorocaba/SP. A categorização dos dados favoreceu a análise dos dados qualitativos. A fundamentação teórica teve a sua base nos autores Nóvoa (1992), Gatti (2008, 2010), Libâneo (2001), Gadotti (2010) e Tardif (1991). O estudo como um todo possibilitou inferir que neste período a Secretaria da Educação ofereceu projetos e programas de formação continuada aos professores de Ensino Fundamental I da rede municipal, promovendo a profissionalidade dos professores, porém, notou-se a necessidade da participação de policymakers e professores na formulação destes projetos e programas com as demandas da sala de aula. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com outros estudos referentes a formação continuada de professores e a partir das reflexões disponibilizadas neste trabalho, espera-se também, contribuir para a defesa do investimento em políticas públicas de formação continuada de professores que priorizem as superações dos desafios educacionais, visando a profissionalização docente e a oferta de uma educação escolar de qualidade.Based on the assumption that continuing teacher training directly or indirectly interferes with the teacher´s educational practice in the classroom and, consequently, with the quality of school education, there was an interest in researching the implementation of educational policy for the continuing training of teaching teachers. Fundamental I of the municipal education network in Sorocaba/SP from 1996 to 016, a period in which the city was governed by the same party (PSDB – Brazilian Social Democracy Party) and several projects and continuing education programs were offered to teachers at the municipal network of Sorocaba/SP. The guiding question of this work was: what are the contributions of the continuing education policy to quality school education from the perspective of policymakers and Elementary School I teachers in the municipal education network of Sorocaba/SP, in the period between 1996 and 2016? And as a general objective, the research sought to analyze the perspective of policymakers who created the continuing education policy in the municipal network of Sorocaba and of Elementary School I teachers in the municipal network, between 1996 and 2016, regarding their sufficiency and needs for an education of quality and implementation of the right to education. To this end, data collection was developed through bibliographic and documentary research, culminating in empirical research through interviews with six policymakers and a semi-structured questionnaire with fifty-four Elementary School I teachers from the municipal network of Sorocaba/SP. Data categorization favored the analysis of qualitative data. The theoretical foundation was based on the authors Nóvoa (1992), Gatti (2008, 2010), Libâneo (2001), Gadotti (2010) and Tardif (1991). The study as a whole made it possible to infer that during this period the Department of Education offered projects and continuing education programs to Elementary School I teachers in the municipal network, promoting the professionalism of teachers, however, the need for the participation of policymakers and teachers was noted. In the formulation of these projects and programs with the demands of the classroom. It is hoped that this research can contribute to other studies relating to continuing teacher training and based on the reflections made available in this work, it is also expected to contribute to the defense of investment in public policies for continuing teacher training that prioritize overcoming problems. Educational challenges, aiming at teaching professionalization and offering quality school education.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilProfessores - FormaçãoEducação permanenteEnsino fundamental - Formação de Professores - Sorocaba (SP)Educação e EstadoPolíticas públicasFormação continuada de professores de ensino fundamental I da rede municipal de Sorocaba para uma educação escolar de qualidade (1996-2016)DissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação