Lima Junior, Haroldo Aleixo deDomingues, Isabelle QuintinoDomingues, Isabelle Quintino2025-06-252025-06-252024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1962https://doi.org/10.22482/dspace/427Este estudo aborda os caminhos para desenvolver o pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental 2, além de como os estudantes interpretam a álgebra, a falta de interesse e rejeição pela matéria, como fazer com que os estudantes aprendam e desenvolvam a linguagem algébrica e como objetivo investigar estratégias eficazes para esse desenvolvimento. A metodologia de caráter qualitativa foi baseada em estudos científicos que incluiu o tema sobre o desenvolvimento algébrico no Ensino Fundamental 2, em que os dados foram obtidos a partir da interpretação e análise profunda de estudos publicados. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de conectar a álgebra ao cotidiano dos alunos, utilizando situações-problema e materiais manipulativos; promover a resolução de problemas e a investigação matemática; utilizar tecnologias digitais como ferramentas de ensino e aprendizagem; e valorizar o papel do professor como mediador do conhecimento. Em conclusão, foi analisado que, a introdução formal da álgebra ainda é realizada nas escolas, sendo dissociada das experiências cotidianas dos alunos, podendo gerar dificuldades de compreensão e, consequentemente, aversão à matéria, e a forma de alterar isso, é através de uma abordagem pedagógica que valorize a compreensão conceitual, a resolução de problemas e a autonomia dos alunos, buscando conectar os conteúdos matemáticos à realidade.This study addresses the ways to develop algebraic thinking in the final years of elementary school, as well as how students interpret algebra, the lack of interest and rejection of the subject, how to make students learn and develop algebraic language and how the objective is to investigate effective strategies for this development. The qualitative methodology was based on scientific studies that included the topic of algebraic development in Elementary School 2, in which data were obtained from the interpretation and in-depth analysis of published studies. The research results highlighted the importance of connecting algebra to students' daily lives, using problem situations and manipulative materials; promote problem solving and mathematical investigation; use digital technologies as teaching and learning tools; and value the role of the teacher as a mediator of knowledge. In conclusion, it was analyzed that the formal introduction of algebra is still carried out in schools, being dissociated from the students' daily experiences, which can generate difficulties in understanding and, consequently, aversion to the subject, and the way to change this is through a pedagogical approach that values conceptual understanding, problem solving and student autonomy, seeking to connect mathematical content to reality.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMatemática - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCCaminhos para o desenvolvimento do pensamento algébrico no ensino fundamental 2Monografia / TCCCiências Exatas e da Terra::Matemática