Reigota, MarcosGermano, Márcia Aparecida Luna RodriguesGermano, Márcia Aparecida Luna Rodrigues2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/314A pesquisa foi realizada com um grupo de oitos alunos com mais de 60 anos, sendo cinco mulheres e três homens, que freqüentam o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da Universidade de Sorocaba – UNISO, buscando identificar e analisar o cotidiano deles. Dessa forma nos perguntamos, o que aconteceu as pessoas que não tiveram escolaridade no período da vida considerado “regular”? Porque foram excluídos do direito de estudar? Quais são as causas que levaram esses idosos a procurarem a escola? As análises foram realizadas a partir do diálogo com diferentes autores: Paulo Freire (especificamente no que se refere aos conceitos de: leitura de mundo, sujeitos da história e educação escolar); Ecléa Bosi (1994), Simone de Beauvoir (1970), Anita Liberalesso Neri e Sueli Aparecida Freire (2000); para a análise de temas como: velhice, escola e dignidade. A metodologia empregada foi a das conversas do cotidiano (Menegon, 1999), identificando além das questões relacionadas com a escola, as questões de gênero, da opressão, migração e autoritarismo. Nosso objetivo foi procurar identificar como que através do processo educativo, o valor da existência, em que o idoso e a idosa buscam as soluções de seus problemas, para superar as barreiras que o envelhecimento acarreta. Como que eles e elas aprendendo a conhecer seus limites e potencialidades de leitura e de “leitura de mundo”, seus problemas e os da sua comunidade, apropriam-se de sua história e assim tomam decisões e fazem suas escolhas, tendo um envelhecimento com dignidade.The research was accomplished with a group of eight students with more than 60 years, being five women and three men, that frequent the Program of Literacy of Youths and Adults of the University of Sorocaba–UNISO, looking for to identify and to analyze the daily of them. In that way we did wonder, did happen what the people that didn't have education in the period of the life considered “to regulate?” Because they were excluded of the right of studying? Which are the causes that took those senior ones they seek her/it the school? The analyses were accomplished starting from the dialogue with different authors: Paulo Freire (specifically in what he/she refers to the concepts of: world reading, subject of the history and school education); Ecléa Bosi (1994), Simone of Beauvoir (1970), Anita Liberalesso Neri and Sueli Aparecida Freire (2000); for the analysis of themes as: elderly, school and dignity. The used methodology was the one of the chats of the daily (Menegon, 1999), identifying besides the subjects related with the school, the gender subjects, of the oppression, migration and authoritarianism. Our objective was to try to identify as that through the educational process, the value of the existence, in that the senior look for the solutions of your problems, to overcome the barriers that the aging carts. As that them learning how to know your limits and reading potentialities of “world reading”, your problems and the one of your community, appropriate of your history and they make like this decisions and they make your choices, tends an aging with dignity.VelhiceIdosos - EducaçãoVelhice - Aspectos sociaisEducação de adultosNarrativas de idosos sobre a escola: uma leitura freireanaDissertação