Rivero, Cléia Maria da LuzMassari, Marco TulioMassari, Marco Tulio2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/285Este trabalho foi uma reflexão sobre a medicina praticada nos dias de hoje, a qual vem se caracterizando pela crescente dissociação em especialidades e superespecialidades, a fim de ser aperfeiçoada em todas as suas faces. Essa fragmentação crescente do saber médico, particularizando cada vez mais o corpo humano, cria uma tensão entre o conhecimento do corpo como unidade anatômico-funcional e psicológica e as suas partes, trazendo consequências indesejáveis, comprometendo a necessária harmonia na relação médico-paciente. Essa pesquisa teve seu objetivo voltado para um estudo sobre o ensino da anamnese, oferecido (ou não), aos alunos da Escola de Medicina, na atualidade, em face ao crescimento da tecnologia utilizada no diagnóstico dos doentes, seja qual for a queixa apresentada por eles. A investigação foi realizada dentro do contexto de um ambulatório médico de especialidades, tomando como sujeitos os alunos estagiários, o professor de medicina e o paciente, procurando delimitar, à medida do necessário, para aprofundar estes aspectos que irão encontrar algumas luzes para melhor elucidar os objetivos propostos. Esta investigação qualitativa tomou como referência a etnometodologia, por ela permitir compreender o modo como as pessoas percebem, explicam e descrevem a ordem no mundo que habitam. A etnometodologia permitiu a observação e descrição sobre os métodos utilizados nas ações educativas que compõem a organização do trabalho docente do professor, dos alunos estagiários e do paciente. Conforme os objetivos propostos foram utilizados instrumentos como a entrevista, a fotografia e a observação direta no diálogo e no acompanhamento dos sujeitos pesquisados. Na análise buscamos a compreensão dos pressupostos epistemológicos que nortearam o processo de ensino-aprendizagem. As conclusões apontam que a epistemologia subjacente ao trabalho docente foi a empirista e a de que só em condições especiais o docente afasta-se dela, voltando a ela assim que a condição especial tiver sido superada. O paradigma empirista professa que o ensino tem poder ilimitado para produzir aprendizagem; se esta não ocorre, a culpa é inequivocadamente do aluno. Reproduz-se o que já existe; o que não existe não pode ser reproduzido; o que não pode ser reproduzido não tem valor pedagógico. Por isso, que a simples mudança de paradigma epistemológico não garante, necessariamente, uma mudança de concepção pedagógica ou de prática escolar, mas sem esta mudança de paradigma, superando o empirismo e o apriorismo, certamente não haverá mudança na leoria e na prática docentes. A superação do apriorismo e, sobretudo, do empirismo é condição necessária, embora não suficiente, de avanços apreciáveis e duradouros na prática docente.This work was a reflection on the medicine practiced in the present time, which comes characterizing itself by the increasing dissociation in specialties and super specialties, in order to be improved in all their facsimiles. This medical knowledge increasing fragmentation, particularizing every time more the human body, creates a tension between body knowledge like anatomical-functional and psychological unit and its parts, bringing undesirable consequences, pledging the necessary harmony in the relation doctor-patient. This research had its objective returned to a study on anamnesis teaching, offered (or not), to the Medicine School students, at the present time, in side to the technology growth used in the patients diagnosis, whichever the complaint introduced for them. The investigation was going accomplished inside the context of a specialties medical ambulatory, taking like subject the students trainees, the medicine teacher and the patient, trying to define, to the measure of the necessary, to deepen these aspects that are going to find some lights for better to elucidate the proposed goals. This qualitative investigation took as reference to ethno methodology, for it allow to comprehend the way as the people realize, explain and they describe the order in the world that inhabit. Ethno methodology allowed the observation and description about the methods used in the educational actions that compose the teacher educational work organization, of the student's trainees and of the patient. As the proposed goals, they were going used instruments as the interview, the picture and the direct observation in the dialog and in the searched subject's accompaniment. In the analysis seek the comprehension of the presuppose epistemological that guide the teaching-learning process. The conclusions point that the underlying epistemology to the educational work went to empirical and the one of that only in special conditions the prelate removes itself of her, returning to it as soon as the special condition has been overcome. The empirical paradigm professes that the teaching can be limitless to produce learning; if this doesn't occur, the blame is student's no doubt. It reproduces what already exist; what does not exist can't be reproduced; what it can't be reproduced it doesn't have pedagogical value. Because of this, that the epistemological paradigm simple change doesn't guarantee, necessarily, a pedagogical conception change or of school practice, but without this paradigm change, overcoming the empiricism and philosophic basics, certainly won't exist change in the theory and in the educational practice. The overcome of philosophic basics _and, above all, of the empiricism is necessary condition, however not enough, of appreciable and lasting advances in the educational practice.AnamneseMédicos e pacientesEnsino medicoAs orientações das práticas pedagógicas: anamnese na escola de medicina de SorocabaDissertação