Grohs, Ana Cristina da Costa PilettiRamos, Samira de Fatima SantosRamos, Samira de Fatima Santos2023-06-122023-06-122020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1131Diante de uma sociedade machista e preconceituosa, esta monografia tem por finalidade compreender os desafios e oportunidades que norteiam a ascensão de mulheres negras a cargos de liderança nas áreas de Comunicação e Relações Públicas. Para tanto, houve a necessidade de realizar estudos teóricos e uma pesquisa aplicada, a fim de compreender de forma assertiva como ocorre a intersecção entre raça, gênero e o mercado de Comunicação e Relações Públicas. Dentre os principais resultados obtidos com os estudos teóricos destacam-se: a importância de movimentos emancipatórios e sociais para a conquista de direitos civis da população negra, as contribuições do empoderamento feminino, a compreensão da historicidade e mercado de relações públicas na atualidade. Já a pesquisa prática reforçou alguns dados aferidos no estudo teórico, a exemplo disso é possível citar o preconceito racial sofrido por mulheres negras em ambientes corporativos. Verificou-se que essa forma de tratamento está relacionada a estruturas organizacionais pautadas em conservadorismo e preconceito racial. Apesar dos resultados negativos a respeito da relação entre o mercado de trabalho e a diversidade, ressaltam-se as contribuições propiciadas pela área de Relações Públicas para a promoção de equidade racial e de gênero na sociedade.Facing a sexist and prejudiced society, this monograph aims to understand the challenges and opportunities that guide the rise of black women to leadership positions in the areas of Communication and Public Relations. Therefore, there was a need to carry out theoretical studies and applied research in order to understand in an assertive way how the intersection between race, gender and the Communication and Public Relations market occurs. Among the main results obtained from theoretical studies, the following stand out: the importance of emancipatory and social movements for the achievement of civil rights for the black population, the contributions of female empowerment, the understanding of historicity and the public relations market today. Practical research, on the other hand, reinforced some data obtained in the theoretical study, for example it is possible to mention the racial prejudice suffered by black women in market environments. It was found that this form of treatment is related to organizational structures based on conservatism and racial prejudice. Despite the negative results regarding the relationship between the labor market and diversity, the contributions made by the Public Relations area to the promotion of racial and gender equity in society are highlighted.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilRelações Públicas - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCLiderança negra: desafios e oportunidades para a atuação das mulheres no mercado de trabalho de comunicação e relações públicasMonografia / TCC