Britto, Luiz Percival LemeAbud, Elisabete FranciscoAbud, Elisabete Francisco2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/208Este trabalho resulta da minha insatisfação com o ensino da Língua Portuguesa en- quanto professora da rede pública do Estado de São Paulo. Em função disto, referenciando-me em uma corrente da lingüística que vê na construção da consciência lingüística e na formação do usuário da modalidade escrita os objetivos fundamentais da Educação Lingüística, trabalho nas aulas de Língua Portuguesa no sentido de mudar o conteúdo, de modo a levar o aluno à reflexão e à consciência lingüística. Neste sentido, desenvolvi uma pesquisa-participante, com turmas de sétimas séries da E.E. Prof. Ezequiel Machado Nascimento, em que procuro traba- Thar o ensino da língua materna com conteúdos que elejo prioritários, já que o ensino da lín- gua como é não oferece aos alunos habilidades, supostamente específicas da disciplina de Língua Portuguesa, mas que devem ser desenvolvidas por todas as áreas do conhecimento. Pretendo mostrar ser possível uma professora de formação tradicional, no limite das condi- ções sociais dos sujeitos envolvidos no processo, e tendo, inclusive, suas aulas apoiadas no Livro Didático, modificar o conteúdo da disciplina, de modo a construir um novo modelo pedagógico e uma nova episteme. Com a finalidade de fundamentar a prática e minha opção teórica, apresento situações de aula e a análise que faco dessas situações.This investigation results of my disagreement with Portuguese teaching as a teacher in the public school in the Estado de São Paulo. Therefore, based in a linguistic strain of thought that understand that the acknowledgment of linguistic awareness by students and the devel- opment of the written skills bare the fundamental objects of Language education, I profess the Portuguese classes in a way of change the traditional content, inviting the pupils to work so that they can to came to rethink their linguistics values. In this way, I developed an participant research with seven basic grade classes, of the E.E. Prof. Ezequiel Machado Nascimento, in witch I aimed to work the language teaching with themes that I elected as priorities, once the traditional way of teaching offers to the students the abilities, hypothetically specifics of the Portuguese, but actually should be developed by all the areas of knowledge. I intend to show that is possible a teacher that have a traditional formation, in the limit of the social conditions of the individuals involved in this process, and using, inclusive, in his/her classes the support of that book texts, modifies the matters, so that to built a new pedagogic propose and a new epistemology. To fundament my practice and my theoretical options, I presents some actives done in everyday teaching and the analyses of this them.Lingua portuguesa (Ensino fundamental)Língua portuguesa - Estudo e ensinoPrática pedagógicaA formação da consciência e reflexão lingüística no ensino fundamentalDissertação