Dias Sobrinho, JoséScorsoline, Ailton BuenoScorsoline, Ailton Bueno2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/332A presente dissertação de mestrado analisa os procedimentos, resultados e efeitos da Avaliação Institucional de docentes realizada por uma Faculdade de Direito do interior paulista como processo democrático de interpretação e conhecimento necessários à construção da autonomia e cidadania. A pesquisa toma como fonte todos os documentos relacionados à autoavaliação realizada pela Faculdade de Direito nos anos de 2002, 2003 e 2004: formulários de questionários; relatórios de resultados; planilhas de apuração de resultados dos docentes; e gráficos estatísticos. Também tivemos acesso ao Regimento Interno da Faculdade; Ata de Constituição e contrato Social da Mantenedora; Ata de Reunião Pedagógica; Ata de Reunião da Diretoria. Este estudo relaciona a expansão da educação privada, a partir da Reforma Universitária de 1968, e as políticas educacionais implementadas nas décadas de 1970 e 1980, sob a égide dos organismos financeiros mundiais, com as Políticas de Avaliação da Educação Superior da década de 1990, em que o Estado utiliza de instrumentos como os Exames Nacionais (Provão) para regular a qualidade da educação superior junto ao mercado. A Faculdade de Direito objeto deste estudo, caracterizada como instituição privada, voluntariamente inicia um processo de (Auto) Avaliação Institucional inspirada no PAIUB – Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras, entretanto focaliza o processo no controle da atividade docente, segundo valoração de ações que conduzem à mensuração da qualidade da educação superior e critérios de quantificação da eficiência. A pesquisa demonstra que as Avaliações Institucionais pesquisadas são concebidas segundo o olhar da administração financeira da Faculdade, a qual se utiliza desse processo para medir os resultados alcançados, objetivando a adequação dos professores às estruturas e valores por ela privilegiados, segundo a lógica do capital: competitividade; lucratividade; benefício individual; racionalização em função da gestão eficiente. A autonomia docente necessária ao desenvolvimento da atividade educativa é cerceada por padrões de qualidade impostos segundo uma lógica neoliberal, a qual visa suprir o mercado profissional emergente, e pela necessidade da instituição educativa em sobreviver diante da concorrência do negócio educacional. A ausência de autonomia na atividade docente conduz à proletarização do trabalho do professor, transformando-o num mero executor de políticas públicas. Defendemos em nossa pesquisa que a avaliação deve revestir-se de um caráter regulador, porém é instrumento indispensável para melhorar o cumprimento da responsabilidade social da educação superior, promovendo o avanço do conhecimento, a formação cidadã para o fortalecimento de uma sociedade democrática.The present master paper analysis the procedures, results and effects of the institutional teachers evaluation made by a law college in a city of the state of São Paulo as democratic process of interpretation and necessary knowledge for the construction of the autonomy and citizenship The research has as its source all the documents related to the self-evaluation made by the law college in the 2002, 2003 and 2004: questionnaire forms, report of results; investigation of the results of the teachers documents; and statistics graphics. We had also accessed to the College Internal Regiment; the minutes of constitution and the social contract of the Institution; Minutes of pedagogical reunions; Minutes of the principal reunions. This study is related to the expansion of the private education, from the University reform in the 68’s, and the educational politics created in the 70’s and 80’s, under the rules of the world financial organizations, with the politics of Superior Education Evaluation from the 90’s, where the State used instruments like the National Exams (Provão) trying to control the superior education quality according to the trade. The law college that was the object of this study, characterized as a private institution, voluntarily initialize a process of self institutional evaluation inspired in the PAIUB – Institutional Evaluation Program of Brazilian Universities, but focuses the process in the control of the teachers activities, according to the values of actions that guide to the quality measurement of superior education and the criteria of the quantification of the efficiency. The research shows that the Institutional Evaluations researched are conceived according to the finances administration of the college that uses this process to measure the reached results, having as a goal the adaptation of the teachers to the structures and values privileged by them, according to the capital logic: competence; lucrative; individual benefits; rationalization having as a function the efficient administration. The teachers’ necessary autonomy to the development of the educational activity is confined by standards of quality imposed according to the neo-liberal logic that purposes supply the emergent professional trade, and for the necessity of the educative institution to survive in the presence of the competition of the educational business. The absence of autonomy in the teacher’s activity conduces to the proletarian work of the teachers, transforming them in a simple executor of the public politics. We defend in our research that the evaluation must have the controller character, but it’s an indispensable instrument to improve the discharge of the social responsibility of the superior education, promoting the advancement of the knowledge, the citizen formation for strengthen a democratic society.Avaliação institucionalEnsino superior - Sorocaba (SP)Professores universitários - AvaliaçãoAvaliação institucional de docentes de uma IES privada: emancipação ou controle da eficiência?Dissertação