Vendramini Zanella, Daniela AparecidaRuis, Pedro DuranRuis, Pedro Duran2025-02-172025-02-172024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1824https://doi.org/10.22482/dspace/361O presente artigo tem como objetivo analisar os métodos semióticos e discursivos utilizados no longa A Lista de Schindler (1993), dirigido por Steven Spielberg, investigando quais ferramentas visuais e narrativas emprega, e como sua linguagem transmite ideologias. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico, fundamenta-se teórico-metodologicamente na semiótica de Susan Sontag, André Bazin, Walter Benjamin e Theodor Adorno, além de adotar uma perspectiva dialógica da linguagem. Os resultados indicam que Spielberg manipula a câmera de maneira a conferir grandeza a um único personagem, reforçando uma ideologia individualista e isoladora, que a indústria hollywoodiana dissemina de forma hegemônica, destacando temas como o auto-sacrifício e o sonho de liberdade através do trabalho e do esforço pessoal.The aim of this article is to analyze the semiotic and discursive methods used in the film Schindler's List (1993), directed by Steven Spielberg, investigating the visual and narrative tools it employs and how its language conveys ideologies. The research, which follows a qualitative and bibliographic approach, is theoretically and methodologically based on the semiotics of Susan Sontag, André Bazin, Walter Benjamin, and Theodor Adorno, and adopts a dialogic perspective on language. The results indicate that Spielberg manipulates the camera in a way that grants greatness to a single character, reinforcing an individualistic and isolating ideology, which the Hollywood industry hegemonically disseminates, emphasizing themes such as self-sacrifice and the dream of freedom through personal work and effort.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilLetras - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCA semiótica de ‘A lista de Schindler’: composição de cena e discursoArtigo / TCCLingüística, Letras e Artes::Letras