Almeida, Jane Soares deCunha, Dênio Mágno daCunha, Dênio Mágno da2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/775Esta tese aborda a história do colégio Arnaldo Jansen, localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Fundado em 1912, pelos missionários do Verbo Divino, congregação originária da Holanda e da Alemanha. Descreve-se a evolução da construção do colégio, as dificuldades enfrentadas pelos padres alemães, desde a sua instalação numa pequena casa até a construção de prédio definitivo, obra que só seria dada por terminada em 1935 e que misturava a arquitetura alemã com o estilo clássico da cidade. Conta-se através da crônica poética de um de seus mais conhecidos ex-alunos, Carlos Drummond de Andrade, o cotidiano escolar, marcado pelas relações entre alunos e professores. Destaca-se a disciplina, as atividades religiosas e de lazer proporcionada pelo colégio, além das artísticas e militares. Os professores e seus diversos estilos são figuras relevantes assim como o relacionamento mantido com seus alunos. A cidade de Belo Horizonte vivendo seu apogeu desenvolvimentista e modernista é o cenário onde se desenvolve a atividade do colégio. Considerando que o resultado da educação escolar é a atuação de seus ex-alunos na sociedade, narra-se a trajetória de Carlos Drummond de Andrade, Abgar Renault e Gustavo Capanema, alunos do colégio da turma de 1916-1917. Especificamente esses alunos foram figuras marcantes na história da educação e cultura brasileira a partir de 1930. Seguindo a direção da modernização, à frente do Ministério da Educação, implantaram a base sobre a qual se erigiu e ampliou-se a estrutura educacional e cultural no Brasil. Nesta época foram criados diversos órgãos oficiais de incentivo à educação e cultura. Na sua realização foram pesquisados documentos do acervo do colégio, periódicos, fontes bibliográficas sobre os temas abordados. Conclui-se pela presença constante das ideias de modernidade na história do colégio, na cidade e na trajetória de seus ex-alunos à frente do Ministério da Educação.This thesis covers the history of the Arnaldo Jansen College, located in Belo Horizonte, Minas Gerais. Founded in 1912 by missionaries of the Divine Word congregation originally from Holland and Germany. Here are the evolutions of the construction of the school, the difficulties faced by German priests, since its installation in a small house until the construction of permanent building, work that would only be given for completion in 1935 and that mixed German architecture with classic style City. It is told through poetic chronicle of one of his best-known alumni, Carlos Drummond de Andrade, the school routine, marked by the relationships between students and teachers. It highlights the discipline, religious and recreational activities provided by the school, in addition to artistic and military. Teachers and their various styles are important figures as well as the relationship maintained with their students. The city of Belo Horizonte living its developmental and modernist peak is the scenario where it develops the activity of the college. Whereas the result of education is the work of his former students in society, we narrate the trajectory of Carlos Drummond de Andrade, Abgar Renault and Gustavo Capanema, students of the college class of 1916-1917. Specifically, these students were remarkable figures in the history of Brazilian education and culture from 1930. Following the direction of modernization, in front of the Ministry of Education implemented the basis on which it erected and expanded the educational and cultural structure in Brazil. This time it was created several official agencies to encourage education and culture. In its realization was surveyed college's collection documents, journals, bibliographic sources on the topics approached. It concludes by the constant presence of the ideas of modernity in the history of the college, in the city and in the trajectory of its alumni in front of the Ministry of Education.Educação - HistóriaEducação - Finalidades e objetivosColégio Arnaldo Jansen: um colégio, uma cidade, um ministérioTese