Alves, Rosângela CristinaSantos, Geovana Alves dosSantos, Geovana Alves dos2024-05-032024-05-032023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1420https://doi.org/10.22482/dspace/157O Decreto Lei nº 986, de 21 de abril de 1969 define alimento como qualquer substância ou mistura de substâncias que fornecem ao organismo humano elementos normais para sua formação, manutenção e desenvolvimento. A industrialização dos alimentos é uma necessidade da população, pois, ela garante a segurança alimentar, entretanto, o consumo excessivo de alimentos industrializados normalmente é associado ao consumo excessivo de açúcares, gorduras e sal, contribuindo com problemas de saúde, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Diante dos vários problemas de saúde identificados na população brasileira devido aos maus hábitos alimentares a legislação brasileira de alimentos atua como medida preventiva e ferramenta de saúde pública, com o objetivo de melhorar a alimentação brasileira, pois os rótulos são vistos como veículo de segurança alimentar e nutricional, garantia de saúde pública e direito humano a alimentação com qualidade. No entanto, os rótulos também podem ser ferramenta para o marketing, podendo promover alimentos considerados não saudáveis. A RDC nº429/20 busca sanar os problemas identificados pela população, como a falta de entendimento, confusões sobre a qualidade nutricional dos alimentos e a dificuldade de leitura e visualização das informações nutricionais. Desta maneira, o novo modelo visa comunicar de forma simples e fácil os principais atributos dos alimentos. Dentre as mudanças da nova rotulagem para alimentos, a lupa ou FOP (Front-of-package) no painel frontal é o foco desta pesquisa, pois busca identificar o processo de decisão de compra frente a essas embalagens. Nos resultados da pesquisa encontrou-se que a quantidade de lupas no painel frontal faz parte da decisão de compra, além de os consumidores estarem mais atentos aos rótulos dos alimentos na busca por alimentos melhores para se consumir.Decree-Law N º 986 of April 21, 1969, defines food as any substance or mixture of substances that provide the human body with normal elements for its formation, maintenance, and development. The industrialization of food is a need of the population, as it guarantees food security, however, the excessive consumption of industrialized food is usually associated with the excessive consumption of sugars, fats, and salt, contributing to health problems, such as obesity, type 2 and cardiovascular disease. Because of the various health problems identified in the Brazilian population due to poor eating habits, Brazilian legislation acts as a preventive measure and public health tool, to improve the Brazilian diet, as labels are seen as a vehicle for food and nutritional security, guarantee of public health and the human right to quality food. However, labels can also be a marketing tool, promoting foods considered unhealthy. RDC nº429/20 seeks to remedy the problems identified by the population, such as lack of understanding, confusion about the nutritional quality of food, and difficulty in reading and viewing nutritional information. In this way, the new model aims to communicate simply and easily the main attributes of food. Among the changes in the new food labeling, the magnifying glass or FOP (Front – of – package) on the front panel is the focus of this research, as it seeks to identify the purchase decision process regarding these packages. In the research results it was found that the amount of magnifying glasses on the front panel is part of the purchase decision, in addition to consumers being more attentive to food labels in the search for better foods to consume.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEngenharia de Alimentos - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCDecisão de compra frente as embalagens de alimentos com FOP (Front-Of-Package)Monografia / TCC