Sandano, WilsonFogaça, Isabel Cristina AlmeidaFogaça, Isabel Cristina Almeida2023-05-092023-05-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/942O trabalho aborda a inserção da LIBRAS no Atendimento Educacional Especializado e a influência na construção do currículo bilíngue em escolas estaduais no Estado de São Paulo. Recupera a história das perspectivas sobre a deficiência no mundo e no Brasil, igualmente a constituição da educação especial como uma modalidade. O objetivo geral deste trabalho é analisar os resultados que a introdução da LIBRAS no atendimento especializado gerou no restante do sistema educacional a qual está inserido. Os caminhos metodológicos envolveram uma natureza básica e aplicada, a abordagem do problema foi qualitativa e descritiva utilizando como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica. Por meio deste trabalho foi possível observar que a projeção e a efetivação do currículo bilíngue dependem de muitos personagens que compõe a escola inclusiva.This paper discusses the insertion of Brazilian Sign Language (BSL) in Specialized Educational Assistance and its influence in building bilingual curriculums in Sao Paulo estate‘s public schools. It recovers the history of different perspectives on disabilities Brazil and worldwide and equally the constitution of special education as a modality. The general objective of this paper is to analyze the outcomes of inserting BSL in the Specialized Educational Assistance of the system in which it‘s inserted. The methodological paths involved a basic and applied nature, the approach to the problem was qualitative and descriptive using bibliographic research as a technical procedure. We can see through this work the projection and effectuation of a bilingual curriculum are dependent on the many characters that make schools inclusive.Educação especial - São Paulo (Estado)Surdos - EducaçãoLíngua brasileira de sinaisEducação bilíngüeEducação especial na rede pública do Estado de São Paulo: o processo de inserção no ensino de librasDissertação