Pimenta, Maria AlziraNogueira, Maria Julia MendesNogueira, Maria Julia Mendes2023-05-092023-05-092022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1083O tema desta pesquisa está na interface entre as interações cognitivas, informacionais, sociais e a formação do ser humano, tendo sido gestado durante a participação no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação - GPESTI, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO. Os estudos de Pierre Lévy foram escolhidos para atender o objeto desta investigação e focam em três conceitos: inteligência coletiva, cibercultura e ciberespaço. A problemática tem como decorrência as seguintes questões: no que consiste na formação humanista? De que forma o estudante pode ser estimulado a atuações éticas e colaborativas no contexto das interações tecnológicas? E como os três conceitos de Lévy anteriormente mencionados podem contribuir para a qualidade dessas interações? A pergunta maior que norteou a pesquisa foi: Como os conceitos propostos por Lévy contribuem para a formação humanista? O estudo trouxe referenciais teóricos educacionais de autores como Edgar Morin, Martha Nussbaum e Paulo Freire. O objetivo geral foi avaliar ideias e conceitos de Lévy que atendam aos pressupostos descritos como sendo essenciais para uma formação humanista. E, tem como justificativa o pressuposto de que as contribuições de Lévy favoreçam o diálogo construtivo e colaborativo entre professor, estudante e suas interações cognitivas, informacionais e sociais, sendo as tecnologias as aliadas para caracterizar uma formação humanista. A metodologia possui três etapas de pesquisa: 1) a definição do estado da questão, para avaliar a originalidade do tema e algum possível problema de pesquisa; 2) um estudo bibliográfico de caráter qualitativo sobre a obra de Lévy; 3) uma análise por categorização, realizada a partir de sete publicações que discutem os conceitos abordados e que, pressupomos, pautam uma formação humanista. Dentre os resultados, destacam-se, primeiramente, a adaptação dos dispositivos tecnológicos ao espaço de aprendizado, aberto e à distância, a fim de favorecer experiências personalizadas e cooperativas em rede. E, ainda, o desenvolvimento de relações com o conhecimento, cujo suporte é o ciberespaço – região em que as comunidades descobrem e constroem seus próprios objetos e onde se reconhecem como coletivos inteligentes e se desenvolve a percepção de que aquele que ensina deve estimular a inteligência coletiva, em vez de ser um mero transmissor de conhecimentos.The theme of this research is on the interface of cognitive, informational and social interactions and the formation of the human being. This theme was created during the participation in the Research Group on Higher Education, Technology and Innovation - GPESTI, of the Postgraduate Program in Education at the University of Sorocaba. Pierre Lévy's studies were chosen as the object of this investigation, focusing on three concepts: collective intelligence, cyberculture and cyberspace. The problem that generated this study lies in the following questions: What does a humanist education consist of? How can the student be stimulated to ethical and collaborative actions in the context of technological interactions? And how can Lévy's three concepts contribute to the quality of these interactions? The question that guided the research was: how can the concepts proposed by Lévy contribute to a humanist formation? The study brought educational theoretical references based on authors such as Edgar Morin, Martha Nussbaum and Paulo Freire. The general objective of this study was to evaluate Lévy's ideas and concepts that meet the assumptions described as being essential for a humanist formation. And, it is justified by the assumption that Lévy's contributions favor constructive and collaborative dialogue between teacher, student and their cognitive, informational and social interactions, with technologies being the allies to characterize a humanist formation. The methodology has three research stages: 1) defining the state of the question, to assess the originality of the theme and any possible research problem; 2) a qualitative bibliographic study of Lévy's work; 3) an analysis by categorization, carried out from seven publications that discuss the concepts addressed and that, we assume, guide a humanist formation. Among the results, the following stand out: the adaptation of technological devices to the learning space, open and at a distance, in order to favor personalized and cooperative network experiences; the development of relationships with knowledge, whose support is cyberspace –a region in which communities discover, build their own objects and know each other as intelligent collectives; and the development of the notion that those who teach should stimulate CI rather than being a mere transmitter of knowledge.Educação humanísticaInteligência coletivaCiberespaçoAmbiente escolarFormação humanista e conceitos de Pierre Lévy: uma busca por novos sentidos para a educaçãoDissertação