Santos, Tarcyanie CajueiroLucena, Marcia Maria Cassin deLucena, Marcia Maria Cassin de2024-06-112024-06-112013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1479A proposta desta dissertação é pensar o celular como mídia em atividades pedagógicas e suas influências sobre a cultura educacional. Para tanto, apoia-se no referencial teórico da educomunicação, trabalhando os conceitos da aprendizagem e da mediação. Aponta-se a importância de se pensar a comunicação e a educação como áreas convergentes e interrelacionadas. Nesta interface, a relevância da pesquisa reside em contribuir com questões que façam parte da agenda daqueles que pensam nas aplicações das mídias nos ambientes educacionais e se questionam sobre a eficiência das práticas pedagógicas, no sentido de mobilizar uma aprendizagem mais significativa. Entre tantas tecnologias disponíveis, o celular, cuja função era inicialmente a de realizar e receber chamadas, passou a ser uma mídia versátil, com capacidade para fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outros. A comunicação, nessa perspectiva, é percebida por meio das relações com as tecnologias midiáticas, envolvendo interação e interatividade. Deste modo, o objetivo geral é o de compreender como esta mídia afeta o indivíduo no contexto educacional e sua relação com as práticas culturais. O objetivo específico é pensar as possibilidades do uso pedagógico do celular. Por isso, ao trazer à tona não só análises e discussões, como também experiências advindas desse espaço de formação, esta pesquisa utilizou a metodologia qualitativa. Diante dos registros organizados no espaço digital (gravações realizadas pelos estudantes), utilizouse trabalhos com o celular como recurso pedagógico, no ano de 2011, prosseguindo no ano letivo de 2012, na Escola Estadual Profª. Beathris Caixeiro Del Cistia, cidade de Sorocaba, estado de São Paulo. Também foi realizada uma pesquisa documental descritiva e interpretativa, por ter como um dos seus objetivos principais analisar os mecanismos de aprendizagens dos alunos com o uso da TICs, especificamente, o celular e reconhecer a existência de uma lógica de dispositivos e ações, linguagens (mídia) e rotinas de procedimentos e relações que estão presentes na interação tecnológica e humanística do professor e aluno. Em relação aos resultados, a pesquisa buscou envolver o universo descrito pelos alunos em suas práticas cotidianas com o celular, como filmar, gravar, fotografar, enviar mensagens, ouvir músicas e enviar músicas por bluetooth, dentre outras, a fim de possibilitar a construção de novas formas de se dialogar com as aprendizagens.The purpose of this dissertation is to think of the cell as media in teaching activities and their influence on the educational culture. Therefore, it is based on the theoretical framework of educational communication, working learning concepts and mediation. Points out the importance of considering the communication and education as areas converging and interrelated. In this interface, the relevance of the research is to contribute to issues that are part of the agenda of those who think the applications of media in educational environments and wonder about the effectiveness of teaching practices, to mobilize more significant learning. Among the many technologies available, the cell, whose role was initially to make and receive calls, became a media versatile, able to shoot, shoot, watch videos, access the internet, among others. Communication, in this perspective, is perceived by the relations with media technologies, involving interaction and interactivity. Thus, the overall goal is to understand how this affects the individual media in the educational context and its relationship to cultural practices. The specific objective is to think about the possibilities of pedagogical use of the phone. Therefore, to bring to light not only analyzes and discussions, as well as experiences gained this training space, this research used a qualitative methodology. Given the organized records in the digital space (recordings made by students) was used with the phone works as a teaching resource, in 2011, continuing in the academic year 2012, the State School Prof. Beathris Clerk Del Cistia, Sorocaba, São Paulo state. We also performed a descriptive and interpretive documentary research, having as one of its main objectives to analyze the mechanisms of student learning through the use of ICTs, pecifically the cell and recognize the existence of a logic devices and actions, languages (media ) procedures and routines and relationships that are present in the interaction of technological and humanistic teacher and student. Regarding the results, the research sought to involve the universe described by the students in their daily practices with the phone, how to shoot, write, photograph, send messages, listen to music and send music via bluetooth, among others, in order to enable the construction of new ways to engage with their learningAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilComunicaçãoEducomunicação: as mídias móveis na cultura escolarDissertação