Nogueira, Eliete JussaraBorin, Érica Martelini MessiasBorin, Érica Martelini Messias2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/447Esta dissertação tem como foco de estudo o cotidiano escolar de alunos do supletivo, investigando como ocorreu a trajetória destes. O objetivo geral foi refletir sobre aspectos do mundo contemporâneo, presentes no cotidiano escolar e, por meio da trajetória dos alunos, conhecer, desde sua exclusão do período regular, até seu retorno à escola, os motivos relacionados por eles que fizeram abandonar os estudos, assim como os que os levaram a retornar. Utiliza como referencial teórico de análise o conceito de “refugo humano”, desenvolvido por Baumam. Como procedimento de pesquisa foram realizadas entrevistas individuais com dez alunos dos ciclos III e IV (equivalente da 5ª à 8ª série) de uma escola municipal de Porto Feliz. A maioria dos alunos trabalha, reside na zona rural e urbana, é casada e a faixa etária variou entre dezessete e sessenta e três anos. Como análise dos resultados, foi possível identificar que; de modo geral, a maioria dos alunos que deseja retomar os estudos, ainda o deixa incompleto. Os alunos entrevistados apontam uma trajetória no ensino regular de dificuldades pessoais associada à falta de oportunidades concretas oferecidas pelo Estado. Ficou evidente, nos entrevistados, o sonho em estudar, porém são muitos os obstáculos colocados ao longo de suas trajetórias de vida. Na comparação com o previsto em lei, para alunos que não conseguiram cumprir escolaridade regular, as condições de sala de aula, horários, entre outros, são obstáculos para a continuidade dos estudos. O refugo humano é identificado nesta população por sua exclusão da realidade social, por uma inadequação definida pela própria sociedade.This essay has as its focus on the daily school routine of supplementary course students, investigating how their track has occurred. The general purpose was to ponder over the aspects of the present-day world, existing in the daily school routine and through the students‟ background, get to know, since their being excluded out of regular school, until their returning to it, all the reasons which took them to quit studying, as well as the ones which got them to resume it, as reported by themselves. This essay uses as a theoretical analysis reference the “human refuse” concept, developed by Bauman. Ten students from the cycles III and IV (equivalent to the 5th to 8th grades) all of them from a municipal school located in Porto Feliz, were individually interviewed as research procedure. Most of the students work, live in the farm and urban area in town, is married and their ages vary from seventeen to sixty-three years old. Analyzing the results, I was able to identify that, on average, most of them who actually want to resume studying, still let it unaccomplished. The students have pointed out to a background full of personal problems in the regular school period, together with lack of serious opportunities offered by the State Government. It was quite clear, due to what the interviewed ones have said, that they still dream of studying, yet, there are so many roadblocks put ahead them all along their life paths. In comparison with what is requested in the law for students who still have not accomplished regular education, the classrooms conditions, schedule and other items are obstacles to the continuity of their studies. The human refuse is identified among this population by means of their exclusion from social reality, for an inadequacy of the very society.Ensino supletivo - Aspectos sociaisEnsino supletivo - BrasilEducação e Estado - BrasilTrajetórias de exclusão: o aluno do supletivo e seu cotidiano escolarDissertação