Reigota, MarcosProença, Eder RodriguesProença, Eder Rodrigues2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/435A pesquisa tem por objeto de estudo as conversas do/no cotidiano escolar, que abordam temas caros à contemporaneidade e constituem-se solo fértil para a reflexão e o trabalho pedagógico que buscam ampliar o sentido de cidadania e, a desconstrução de representações preconceituosas da homossexualidade, possibilitando a alteridade entre os diferentes sujeitos. Os estudos sobre a sexualidade promovidos por Foucault (2007); a teoria queer e os estudos culturais apontados por Louro (2004); e a educação menor, defendida por Gallo (2006), por privilegiarem o papel político dos anônimos e que estão à margem, compõem o referencial teórico da pesquisa. A opção metodológica é pelas narrativas ficcionais, propostas por Reigota (1999), construídas a partir da vivência do/no cotidiano escolar e de um exercício profícuo com obras literárias e cinema. A partir das narrativas ficcionais, podem-se apontar algumas observações importantes: por um lado, há despreparo de muitos personagens ligados a educação frente às questões da diversidade sexual no cotidiano escolar, ainda que, um/a ou outro/a professor/a aborde sobre homossexualidade em suas aulas, na maioria das vezes, tal abordagem é mais voltada para questões biológicas ou religiosas – que enfatiza o modelo heterossexual como padrão e norma –, não contribuindo para uma reflexão de sexualidades fluídas, construídas histórica e culturalmente e; por outro lado, o protagonismo de outros/as tantos/as personagens, principalmente adolescentes e jovens estudantes, que em uma atitude política e de protesto, assumem seus corpos estranhos e suas sexualidades cambiantes, fazendo avançar algumas formas de pensar a diversidade sexual, sempre pelas frestas do currículo oficial.The research has the object of study the talks from/in the school everyday which has examined valuable themes for the contemporaneity and has constituted a fertile ground for the reflection and the teaching work that try to broaden the sense of citizenship and to demolish the prejudiced representations of the homosexuality which makes possible the otherness among different individuals. The studies on sexuality based on Foucault (2007); the queer theory and the cultural studies examined by Louro (2004) and the minor education backed by Gallo (2006) make up the theoretical reference of this research in order to privilege the political role of the anonymous people who are on the fringes of society. The methodological option chosen is the fictional narrative, proposed by Reigota (1999), built from the experience from/in the school everyday and from the advantageous exercise with literary works and movie. From the fictional narrative, it can indicate some important comments: on the one hand, there is an unpreparedness of many characters linked to education in relation to the sexual diversity questioning into the school everyday even though one or other male/female teacher examines the homosexuality in their classes, most of the time this approach turns to biological or religious matters – which emphasizes heterosexual model as standards and rule -, not contributing to a thinking of fluid sexualities built historically and culturally and on the other hand, the protagonism of as many again characters mainly teenagers and young adults who take on their strange bodies and their changing sexuality as a political and a protest attitude what moves forward the ways of thinking the sexual diversity always through the cracks of the National Brazilian Curriculum.Homossexualismo e educaçãoSexo - Diferenças (Educação)Discriminação de sexo na educaçãoPluralismo culturalCartografia dos corpos estranhos: narrativas ficcionais das homossexualidades no cotidiano escolarDissertação