Sanfelice, José LuísMarasca, ElaineMarasca, Elaine1953-1953-2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/181O objetivo deste trabalho é apresentar dois conceitos que são, de certa forma, inusitados. Trata-se do método pedagógico criado por Rudolf Steiner – a PEDAGOGIA WALDORF e o novo paradigma relativo à saúde, inaugurado por Aaron Antonovsky – a SALUTOGÊNESE. Outro aspecto é analisar esses conceitos, com o intuito de propor uma complementaridade entre ambos, onde um pode, potencialmente, ser o sustentáculo e impulsionador do outro. A Salutogênese sugere que, através do aprendizado das experiências de vida, se pavimenta o desenvolvimento do senso de coerência, principal orientador e guia anti-stress da vida moderna contemporânea. Propõe que a promoção e manutenção da saúde de maneira abrangente, dependem de como foi formada a visão de mundo, do sentido que tem a vida e do engajamento e envolvimento que se fez com esta. É de conhecimento geral que aprende-se dentro e fora da escola, porém, o ensino institucionalizado responde por uma grande fatia dessa função, tornando-se um aliado, se contiver as metas para uma formação com essa visão integral. Steiner desenvolveu um método pedagógico pioneiro, cuja primeira escola foi fundada em 1919 em Stuttgart, Alemanha. O que o torna inusitado, é o seu caráter livre, independente, no sentido de não estar atrelado a nenhuma imposição político-social; ser autogerenciável, admitir qualquer credo e qualquer raça; produzir um curriculo adaptável às exigências educacionais locais; mas trabalhar à sua maneira, na condução dos ritmos, das matérias, sempre respeitando o desenvolvimento dos constituintes do homem atual (físico, vital, anímico e espiritual) com base na filosofia sistematizada por Rudolf Steiner, fortemente influenciada pelo seu trabalho na compilação das obras de Göethe – a Antroposofia – uma ciência espiritual. Os resultados, como a diminuição de processos alérgicos em alunos Waldorf e a grande disseminação das Escolas Waldorf (mais de 800 espalhadas por todos os continentes) dão a dimensão da adequação do método. Reza a Salutogênese que, o indivíduo sadio é aquele que conseguiu formar durante sua vida, um forte senso de coerência e este, não depende apenas da cognição, da razão intelectual; carece de aprendizado e harmonia nos âmbitos emocional e volitivo, passíveis de trabalho institucional, por uma pedagogia que se interesse de maneira equalitária por todos esses níveis. Para se alcançar o bem-estar, a saúde em todos os seus âmbitos, propomos um caminho pedagógico que se ocupa concretamente, da formação integral do ser humano; vemos essa premissa inteiramente contemplada na pedagogia Waldorf, assim como em outros estudiosos da Alemanha e da Suíça. Esperamos com nossa pesquisa, aquecer a discussão para o fortalecimento do binômio saúde-educação, enfocando a formação de seres humanos solidários, engajados, criativos, coerentes e saudáveis, com autonomia para gerenciar, em liberdade, suas vidas e suas comunidades. Com educação e auto-educação, nessa direção, sugerimos que se desenvolvam a coerência e a consciência, e paralelamente, a sensação de re-conexão, re-ligação, potenciais portadoras de um sentimento de pertença, de integração e proteção, especialmente salutares. Por fim, o leitor desse trabalho precisará, em princípio, despir-se de preconceitos e/ou rigidez cientificista, abrindo-se para outros conceitos e outras formas de pensamento para melhor compreendê-lo.The objective of this work is to present two concepts, which are, in a certain way, new. The issue is regarding the pedagogic method created by Rudolf Steiner – the Waldorf Pedagogy and the new paradigm related to health, launched by Aaron Antonovsk – the SALUTOGENESE. The other aspect is, by analyzing these concepts, to propose a complementarity between them, where one can, potentially, be the sustentacular and the conductor of the other. The salutogenese suggests that, through the learning experiences of life, the development sense of coherence may be built, as the main tutor and anti-stress guide of the contemporary modern life. It proposes that the promotion and the maintenance of health, as a whole, depending on how the world vision was formed, on the senses of life, and on the engagement and development with it. It is known that the knowledge is acquired inside and outside the school, although the institutionalized education responds for a considerable portion of this function, becoming an ally, in case it contains the objectiveness to the formation with this integral vision. Steiner developed a pioneer pedagogic method, in which the first school was founded in 1919, in Stuttgart/Germany. What makes him extraordinary is his free character, independent, in a way that is not involved with any social-political imposition; being selfmanageable, admits any creed and any race; prepares an adaptable curriculum to the local educational demands, but working according to his manner, by conducting the rhythms, the materials, always respecting the constituents’ development of the man of today (physical, vital, psychological, and spiritual) based on the systematized philosophy by Rudolf Steiner, strongly influenced by his work in compiling Goethe’s works – the Anthroposophy – a spiritual science. The results, as the decreasing allergic processes in students, Waldorf and the big dissemination of Waldorf Schools (more than 800 throughout the continents) give the dimension of the method fitting. The salutogenese prays that the healthy person is the one who just formed, during his/her life, a strong sense of coherence and that this do not depend on the cognition just, on the intellectual reason; it misses the harmony and teaching between the emotional and volitional contexts, passible of institutional work, by a pedagogy equally interested in all these levels. To reach the satisfaction and health in its all contexts we propose a pedagogic path, which makes itself really busy in the formation of the human being; we see this premise as entirely completed in the Waldorf’s pedagogy, as well in others researches form Germany and Swiss. We hope with our research to forget the discussion to the empowerment of healtheducation binomial, focusing the formation of the supportive human being, involved, creative, coherent and healthy, with the autonomy to manage their lives and communities. With education and self-education in this direction, we suggest the coherency and the conscience development and also the sensation of re-connection, potential carriers of a sentiment, of belonging, integration and protection, specially saluted. In conclusion, the reader of this work will need, at first, to through out his/her prejudices and/or scientificist inflexibility, opening to other concepts and forms of thinking, to better understand.EducaçãoWaldorf, Método de educaçãoSalutogêneseAntroposofiaSaúdeDa pedagogia Waldorf à SalutogêneseDissertação